Homem de gelo” do Flamengo, Iago está no último ano de base e é monitorado pelo Everton. Zagueiro herói do bi intercontinental rubro-negro ainda não ganhou espaço com Filipe Luís. Flamengo 2 (5) x (6) 2 Barcelona| Gols | Final | Intercontinental Sub-20. Herói ao lado de Léo Nannetti na conquista do bicampeonato intercontinental sub-20 do Flamengo, o capitão Iago apresentou o seu cartão de visitas para o mundo. Mas antes mesmo desse jogo contra do Barcelona, o zagueiro já vinha recebendo sondagens de clubes da Europa após se destacar na campanha do título do Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira no ano passado.
O ge apurou que o DE, da Inglaterra, já demonstrou forte interesse no jogador através de seus scouts no Brasil e tem monitorado Iago de perto. Outros dois clubes europeus que sondaram o zagueiro recentemente foram o Brentford, também da Inglaterra, e o Club Brugge, da Bélgica. Até o momento, não há propostas na mesa. O único clube a apresentar uma oferta por Iago por enquanto foi um brasileiro: o Bahia. O técnico Rogério Ceni gosta muito do jogador e indicou sua contratação à diretora tricolor, que ofereceu 2 milhões de euros (R$ 12.8 milhões) e 20% de uma venda futura. Era uma proposta inicial com lastro para crescer, mas o Flamengo sequer quis abrir negociação e avisou que ele não está à venda.
A postura da diretoria contrasta com a do departamento de futebol. Enquanto o seu companheiro de zaga, João Victor, já foi promovido ao profissional com apenas 18 anos, Iago ainda não ganhou espaço com Filipe Luís no grupo principal. E o defensor, de 20 anos, agora está em sua última temporada na base e tem contrato até o fim de 2026. Iago carrega grande admiração da torcida e já comentou com pessoas próximas que ainda tem o objetivo de subir e conseguir se firmar no elenco profissional do Flamengo. Mas hoje não há essa perspectiva internamente para ele no clube, e o zagueiro sabe que se o cenário não mudar até o ano que vem terá que se abrir ao mercado, pois já não poderá atuar mais na base. O que deixa seu futuro uma incógnita.
Neste segundo semestre de 2025, Iago ainda tem para disputar no sub-20 o Carioca e a Copa do Brasil. Mas o zagueiro já “completou” o currículo dos campeonatos da base, independentemente da categoria: ele possui um título da Copa do Brasil Sub-17; um da Supercopa do Brasil Sub-17; um do Campeonato Brasileiro Sub-20; um do Sul-Americano Sub-20; dois da Libertadores Sub-20; e agora dois do Intercontinental (Mundial) Sub-20. Contra o DE no último sábado no Maracanã, Iago foi o herói que fez o gol no último lance do jogo e levou a decisão para os pênaltis. E lá, na marca da cal, mostrou uma frieza que fez muito rubro-negro suar frio: cobrou com uma cavadinha, e deu certo. Na comemoração, repetiu o famoso gesto do inglês Cole Palmer, do Chelsea (Inglaterra), esfregando os dois braços como se estivesse sentindo frio. Haja frieza! Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv.