Jornal Diário do Estado

IBGE abre concurso com quase 3 mil vagas em Goiás

Processo tem inscrições gratuitas, exige apenas nível fundamental e consiste em análise curricular. Remuneração varia conforme a quantidade de entrevistas realizadas 

Os goianos interessados em uma oportunidade de trabalho poderão ocupar quase 3 mil vagas abertas para atuação no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um processo seletivo com inscrições gratuitas está em aberto até a próxima quarta (15). A seleção ocorre apenas por meio de análise curricular e os candidatos devem ter nível fundamental completo.

A contratação de recenseadores tem duração de três meses para coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico deste ano nos domicílios estabelecidos na área de trabalho e registrar os dados em um tablet. A remuneração não é fixa porque varia conforme a quantidade de entrevistas realizadas pelo funcionário.

Em uma simulação realizada pela reportagem do Diário do Estado em um espaço criado para isso no site do IBGE, uma jornada de trabalho de 25 horas semanais em Aparecida de Goiânia pode gerar remuneração estimada de R$ 365,27 por semana. Além do pagamento por produção, o Instituto oferecerá um valor de ajuda de locomoção para custear as despesas com deslocamento do recenseador para realização das entrevistas.

Os selecionados precisam comprovar dados relativos à formação e passarão por um treinamento obrigatório quando forem convocados antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho. Em Goiás, a  vaga de recenseador terá 2.629 vagas nesse processo seletivo. Em todo o Brasil, serão  48.535 pessoas desempenhando a função.