Press "Enter" to skip to content

IBGE aponta queda de 1,3% no setor de serviços em Goiás

Última atualização 15/03/2024 | 17:38

O setor de serviços em Goiás registrou uma queda de 1,3% em janeiro, comparado a dezembro de 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira, 15.

Essa é a sexta queda consecutiva no estado. A última alta ocorreu em julho passado, quando o volume de serviços cresceu 7,5%. Apesar das quedas, na comparação com janeiro de 2023, houve um pequeno saldo positivo de 0,1%. No acumulado de 12 meses, também houve crescimento, atingindo 6,2%.

Das cinco atividades investigadas, quatro apresentaram redução na comparação entre janeiro deste ano e janeiro do ano anterior. Serviços profissionais, administrativos e complementares (-7,5%), serviços prestados às famílias (-4,5%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%), e outros serviços (-0,5%) tiveram queda. Por outro lado, os serviços de informação e comunicação registraram um aumento de 11,7%.

Apesar da queda em janeiro, a atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acumulou um crescimento de 8,8% ao longo de 12 meses.

Além de Goiás, outros estados também apresentaram queda em janeiro comparado a dezembro. Bahia (-1,6%), Pará (-2,1%), Amapá (-2,3%), Mato Grosso do Sul (-2,4%), Mato Grosso (-3,3%), Rio Grande do Norte (-3,8%), Piauí (-4,2%), Sergipe (-5,6%) e Tocantins (-7,9%) estão entre os estados com redução.

Por outro lado, destacaram-se positivamente os estados do Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%), Roraima (5,1%), Acre (5,1%) e Rondônia (4,6%).

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços “produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação”.