Foi divulgada, nesta sexta-feira (20), o resultado final do processo seletivo para contratação temporária de servidores para fazer o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos às vagas de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) podem consultar o resultado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em Goiás, serão 7.338 servidores temporários para o Censo, sendo 6.503 recenseadores, 625 para agente supervisor e 210 para agente censitário. Todos os cargos vão receber treinamento para exercer as funções. Os recenseadores, por exemplo, têm treinamento previsto entre os dias 18 a 22 de julho. Já os agentes supervisores e censitários vão receber o treinamento entre os dias 6 a 15 de julho.
A ação voltada aos recenseadores terá caráter eliminatório e classificatório, no qual, será ministrada pelo IBGE em duas etapas: autoinstrução e presencial. De acordo com o órgão, mais de 15 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas entre os 246 municípios goianos.
Os candidatos que conseguirem ser aprovados durante o treinamento, será convocada. Porém, o IBGE chamará para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Os demais candidatos que também foram aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com o edital.