Última atualização 31/08/2018 | 13:50
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que mais de 11% da população nunca visitou um dentista, entre eles 2,5 milhões de adolescentes; mais de 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já usam prótese e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente. Isso porque o Brasil ainda possui uma taxa de dentistas por habitante muito acima do recomendado.
A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o ideal seria um profissional para cada 1.500 habitantes – em muitas regiões brasileiras essa concentração está em 1 para 500. De forma contraditória, o Brasil ainda tem uma população de 24 milhões que nunca pisou em um consultório odontológico – apenas 15% cuidam da saúde bucal regularmente.
Neste cenário, a tecnologia tem se tornado uma ótima aliada para garantir acesso ao consultório odontológico e diminuir o medo que algumas pessoas tem de ir ao dentista. Um exemplo claro é o aplicativo da ClinOdonto Digital, o ClinApp, o primeiro plano odontológico digital do País que possui mais de 100 mil beneficiários. Os usuários podem utilizar o serviço em qualquer cidade com profissionais credenciados. Entre as funcionalidades oferecidas, estão a opção de tirar dúvidas direto com o dentista, além de orientações de emergência.
De acordo com Breno Neves, CEO da Clin, o crescimento do serviço projeta a credibilidade da operadora por todo o país. Os planos odontológicos oferecem opções básicas e até mesmo os que abrangem tratamento ortodôntico, incluindo manutenção e suporte caso haja quebra de bráquetes e clareamento ao final do tratamento.
Os planos jurídicos são montados de acordo com as necessidades de cada empresa. “Personalizar o serviço é fundamental para atender às mais diversas necessidades, entregando não só agilidade e praticidade, mas um serviço de acordo com as necessidades de cada segmento”, explica o gerente regional da Clin no Centro-Oeste, Pablo Arruda.
As empresas também podem optar pelo ClinMóvel – consultório odontológico sob rodas para atendimento coletivo. Uma forma prática e rápida de realizar avaliações e procedimentos menos complexos, como limpeza, diagnósticos e prevenção. Outra possibilidade é o ClinCompany, que leva o odontólogo para dentro da instituição, onde se instala um consultório provisório para a todos os colaboradores.