Nesta sexta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que mostram que isolamento social é cada vez menos aderido. A medida é considerada eficaz na prevenção contra novo coronavírus. Segundo os números da edição semanal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD COVID19, a quantidade de pessoas que seguem rigorosamente o isolamento social no Centro-Oeste teve queda de 569 mil da primeira semana de julho até a última semana de agosto deste ano.
De acordo com a tabela, na semana 9 (28 de junho até 4 de julho), o número de pessoas seguindo rigorosamente o isolamento era de 3 milhões e 895 mil. Na semana 15 (16 até 22 de agosto), a quantidade diminuiu para 3 milhões e 326 mil.
Essa queda foi semelhante paras as pessoas que só saíram de casa para necessidades básica. Na semana 9, o número representa 6 milhões e 996 mil pessoas. Na semana 15 diminuiu para 6 milhões e 404 mil. Uma queda de 592 mil.
No Brasil, a pesquisa estimou que 4,5 milhões de pessoas não fizeram a restrição na semana de 16 a 22 de agosto. Em relação a quantidade de pessoas que ficaram em casa e só saíram por necessidade básica, os números se mantiveram estáveis com 87,6 milhões de indivíduos.