IBGE: Quase 50% dos domicílios têm carro no Brasil; 25%, moto

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 16, apresentou dados sobre a quantidade de veículos nos lares brasileiros. O levantamento mostrou que os carros estão presentes em quase metade dos domicílios brasileiros, enquanto as motocicletas ocupam um quarto dos lares no país.

A presença de automóveis em residências passou de 34,9 milhões em 2019 para 36,9 milhões em 2022 – um aumento de 5,8%. Em termos percentuais, os domicílios com automóveis foram de 49,4% para 49,8% no período. O patamar mais recente é o maior de uma série histórica iniciada em 2016.

Os dados integram uma versão da Pnad Contínua sobre as características dos moradores e dos domicílios. Em 2022, a pesquisa estimou o número de lares no país em 74,1 milhões. Parte da coleta da Pnad foi afetada pela pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021. Por isso, a comparação da posse dos bens é feita entre 2022 e 2019.

Na divisão regional, os estados do Sul apresentaram o maior percentual de posse de automóvel entre as regiões em 2022 (69,2%). Em segundo vem o Sudeste, com 56,4% dos lares tinham automóveis em 2022. A proporção relativa a motocicletas foi de 18,8% na região. O Centro-Oeste, por sua vez, responde pelo maior percentual de posse simultânea de motos e carros no mesmo domicílio (18,2%).

Duas rodas

Já o número de motocicleta nas casas brasileiras saiu de 16,8 milhões em 2019 para 18,6 milhões em 2022- um acréscimo de 10,2%. A proporção subiu de 23,8% em 2019 para 25% em 2022. O nível mais recente representa outro recorde na série, além de sinalizar um aumento maior (1,2 ponto percentual) do que o dos carros (0,4 ponto percentual).

O Nordeste (29,9%) e o Norte (30,7%) registraram as menores proporções desse bem. As duas regiões também se destacam por terem percentuais mais elevados de motos do que de carros. A proporção de domicílios com motocicletas foi de 35,3% no Norte e de 33% no Nordeste.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos