Press "Enter" to skip to content

IBGE realiza concurso com mais de 15 mil vagas para recenseador

Última atualização 28/07/2022 | 09:41

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com mais um concurso seletivo em aberto para contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.975 vagas para recenseador, que exige  fundamental completo, e tem previsão de duração de contrato para até três meses, podendo ser prorrogado.

Inscrições para o concurso

As inscrições são gratuitas e começam nesta quinta-feira, 28, se encerrando na segunda-feira, 1º.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União (DUO), os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto e levar até um dos postos do IBGE listados no edital.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme a taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbano e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho para função é de 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

O que é um recenseador?

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta para o Censo. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade no momento da abordagem aos domicílios.