IBOPE: Bolsonaro lidera, Marina e Ciro aparecem empatados em segundo lugar

Na primeira pesquisa divulgada pelo IBOPE após a candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ter sido indeferida pelo TSE, o deputado federal e militar da reserva Jair Bolsonaro (PSL) aparece liderando a corrida ao Palácio do Planalto com 22% das intenções de voto. Ele tem dois pontos porcentuais a mais do que no levantamento anterior, divulgado há duas semanas.

Marina Silva, da Rede Sustentabilidade e Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados no segundo lugar da pesquisa. O candidato do PDT subiu de 9% no levantamento anterior para 12% no atual, e empatou numericamente com a acreana, que não se moveu. Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 7% para 9%. O tucano é detentor de quase metade do tempo do horário eleitoral gratuito e representante da maior coligação na disputa deste ano.

O petista Fernando Haddad aparece com 6%, dois pontos acima do registrado na rodada anterior. Inscrito como vice de Luís Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de São Paulo deve assumir em breve o posto de titular da chapa devido à impugnação da candidatura de Lula pelo TSE.

Entre demais candidatos, Álvaro Dias (Podemos) permaneceu com a mesma taxa da pesquisa anterior (3%) e foi alcançado por João Amoêdo (Novo), que saltou de 1% para 3%, e Henrique Meirelles (MDB), que passou de 1% para 2%. Os três agora dividem a sexta colocação, em situação de empate técnico.

Nas simulações de hipotético segundo turno, Bolsonaro perderia para Ciro (44% a 33%), Marina (43% a 33%) e Alckmin (41% a 32%), e empata tecnicamente com Haddad (36% para o ex-prefeito, 37% para o deputado). Jair Bolsonaro lidera também no quesito rejeição: 44% não votariam nele de jeito nenhum. A seguir vêm Marina (26%), Haddad (23%), Alckmin (22%) e Ciro (20%).

As entrevistas da pesquisa começaram a ser feitas no sábado (1°), um dia após o início do horário eleitoral, por isso segundo o IBOPE, ainda não foi possível captar a intensidade do impacto da propaganda dos candidatos no rádio e na TV. Foi possível observar na pesquisa, uma queda expressiva na parcela do eleitorado disposta a votar nulo ou em branco, de 29% para 21%. A taxa de indecisos oscilou dois para baixo em relação ao levantamento anterior, passando de 9% para 7%.

 

 

Gráfico com os cinco presidenciáveis melhores colocados na pesquisa. / Fonte: Pesquisa Ibope, Estadão e TV Globo.

 

O Ibope divulgou ainda os resultados do levantamento segundo os perfis dos entrevistados de acordo com o sexo, região do País, idade, escolaridade e renda. Confira abaixo.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp