Ibovespa derrete após ata do Copom e dados dos EUA; dólar sobe

ibovespa-derrete-apos-ata-do-copom-e-dados-dos-eua3B-dolar-sobe

O mercado analisa atentamente a ata do Copom, que reitera a manutenção dos juros em patamares elevados por mais tempo, mesmo diante dos sinais de desaceleração da economia. Simultaneamente, os investidores monitoram os dados de emprego dos Estados Unidos em novembro, que superaram as expectativas. O texto do Banco Central alerta para ‘uma política monetária significativamente contracionista por um período bastante prolongado’, indicando a continuidade da alta dos juros. Às 12h45, o Ibovespa registra queda de 1,82%, alcançando 159.529 pontos e o dólar sobe 0,82%, atingindo R$ 5,46. A reunião do Copom, encerrada na semana anterior, decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano.

Uma informação relevante da ata foi a incorporação nas projeções de inflação do impacto da ampliação da isenção do imposto de renda, o que exclui o risco de aumento na projeção de inflação na próxima reunião. Nos EUA, foram criadas 64 mil vagas de emprego em novembro, superando as estimativas do mercado, que previam 45 mil. Esse cenário de aquecimento econômico americano pode impactar a decisão do Fed de cortar os juros no curto prazo.

Com os últimos cortes na taxa de juros desde setembro, o Fed pode adotar uma postura mais cautelosa, aguardando novos dados para decidir sobre futuras reduções. Papéis ligados à mineração e siderurgia se destacam positivamente em meio a um pregão geralmente em baixa às 12h35, com Vale ON registrando alta de 0,54%. Enquanto C&A Modas cai 3,47% e Localiza ON recua 2,60% entre as principais baixas do dia.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp