ICMS Cidadão será lançado na próxima semana, em Goiás

O Governo do estado vai lançar na próxima quarta-feira (31), o ICMS Cidadão, às 15 horas, no auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Esse projeto integra o novo Renda Cidadã e vai reverter parte do imposto pago nas compras para aqueles consumidores que pedirem o CPF na nota. O auxílio extra de mais de 70 reais mensais vai beneficiar cerca de 100 mil famílias já cadastradas no Renda Cidadã.

A partir de dados fornecidos pela Secretaria Cidadã, a Receita Estadual vai cadastrar automaticamente os beneficiários no Programa Nota Fiscal Goiana. A partir do momento que eles incluírem o CPF na nota, a Sefaz vai devolver 12% de tudo que foi adquirido até 73,70 reais. A somatória das compras será enviado para a Secretaria Cidadã, que vai adicionar o benefício extra ao cartão Renda Mais Cidadã no mês seguinte ao das compras.

Para a Sefaz o lado positivo está no combate à sonegação, isso porque, os estabelecimentos sem inscrição estadual ou que não fornecem notas fiscais em suas vendas, não podem participar do projeto ICMS Cidadão. A previsão de impacto financeiro é de aproximadamente 62,4 milhões para este ano e que será custeado pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp