ICMS Cidadão será lançado na próxima semana, em Goiás

O Governo do estado vai lançar na próxima quarta-feira (31), o ICMS Cidadão, às 15 horas, no auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Esse projeto integra o novo Renda Cidadã e vai reverter parte do imposto pago nas compras para aqueles consumidores que pedirem o CPF na nota. O auxílio extra de mais de 70 reais mensais vai beneficiar cerca de 100 mil famílias já cadastradas no Renda Cidadã.

A partir de dados fornecidos pela Secretaria Cidadã, a Receita Estadual vai cadastrar automaticamente os beneficiários no Programa Nota Fiscal Goiana. A partir do momento que eles incluírem o CPF na nota, a Sefaz vai devolver 12% de tudo que foi adquirido até 73,70 reais. A somatória das compras será enviado para a Secretaria Cidadã, que vai adicionar o benefício extra ao cartão Renda Mais Cidadã no mês seguinte ao das compras.

Para a Sefaz o lado positivo está no combate à sonegação, isso porque, os estabelecimentos sem inscrição estadual ou que não fornecem notas fiscais em suas vendas, não podem participar do projeto ICMS Cidadão. A previsão de impacto financeiro é de aproximadamente 62,4 milhões para este ano e que será custeado pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Educação Municipal abre ano letivo de 2019 para mais de 100 mil alunos

Mais de 100 mil alunos da rede municipal de Goiânia retornam às aulas nesta segunda-feira (21). O evento de abertura do ano letivo aconteceu na Escola Municipal Manoel José de Oliveira, setor Bueno. O secretário Marcelo Costa e a equipe diretiva escolar deram as boas-vindas aos alunos e servidores.

A unidade oferece atendimento para 297 alunos, com idade entre quatro e cinco anos, na Educação Infantil e alunos do Ciclo I, com até oito anos. As atividades pedagógicas começam com novidades para o ano, com expectativa de ampliação do projeto de robótica educacional de 4 para 60 unidades e do projeto Horta Escolar de 233 para 275 instituições. Outra ação é o lançamento do mascote do projeto Horta Escolar e o concurso de hortas entre as instituições.

Calendário
O calendário prevê para o primeiro semestre 108 dias, no segundo semestre, 94 dias, totalizando 202 dias letivos, conforme a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. O ano letivo termina no dia 13 de dezembro.

Atualmente, a rede conta com 169 escolas, 147 centros municipais de educação infantil (Cmei), 41 unidades conveniadas, com chamada pública aberta para novos credenciamentos e dois centros de apoio a inclusão (Cmai). O atendimento educacional da Prefeitura é direcionado a crianças, adolescentes, nas idades entre 0 e 14 anos; e jovens e adultos, a partir de 15 anos, na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp