Você sabe como identificar as necessidades alimentares do seu cachorro? Saiba qual é o momento de apostar em uma nova dieta com a alimentação natural
Se perguntar a um tutor se o seu pet é saudável, é provável que ele vá analisar características físicas como pelo, peso, disposição e energia antes de dar uma resposta.
Mas a verdade é que a deficiência nutricional nem sempre se manifesta de forma física. Mais do que esperar um sinal claro, o tutor pode utilizar algumas ferramentas para avaliar a qualidade de alimentação do cachorro.
Confira a seguir quais as formas de identificar a carência de uma vitamina ou um nutriente na dieta do seu melhor amigo. Antes de realizar qualquer mudança, consulte o médico veterinário.
Dieta bem balanceada: aprenda como reconhecer e o que verificar
Hoje no mercado pet existem algumas exigências que devem ser cumpridas por parte das marcas a fim de garantir a qualidade e procedência dos alimentos.
Para atuar no Brasil, a premissa mínima é de que a marca esteja registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsável por avaliar lista de ingredientes, fabricante e endereço, data de validade, entre outros.
Também é possível conferir se a marca tem o registro na Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).
Outra ferramenta para consultar são as tabelas nutricionais para cães e gatos, sendo as principais: American Association of Feed Control Officials (AAFCO), Federation Europeenne de Industrie des Aliments pour Animaux Familiers (Fediaf) e National Research Council (NRC).
Todas essas informações podem ser consultadas no rótulo da embalagem, estando de fácil acesso ao consumidor principalmente no momento da escolha.
Quais nutrientes podem estar em falta?
Dentro dos requisitos estabelecidos, é comum que alguns cachorros apresentem alguma deficiência nutricional, que deve ser suprida a fim de garantir a saúde e o bem-estar animal. Entre as mais comuns estão a falta de:
* Cálcio
* Vitamina E
* Vitamina D
* Iodo
* Zinco
* Manganês
* Ácidos graxos ômegas-3
Na ausência dos nutrientes, o cachorro pode apresentar feridas, queda nos pelos, imunidade baixa, queda de dentes, fragilidade nos tendões, falta de disposição, perda de massa muscular e envelhecimento precoce.
A alimentação natural e o papel da suplementação na saúde animal
Uma das formas de atender as necessidades alimentares do seu cachorro e garantir a suplementação adequada através de uma dieta com a alimentação natural.
Uma comida de verdade, como a da Mascote Fit, atende aos requisitos da American Association of Feed Control Officials (AAFCO), além de contar com os principais suplementos, dispensando a necessidade de complementar a refeição.