Idosa chilena guarda cadáver da amiga em mala durante um ano após pacto

Uma mala abandonada na esquina de uma rua em Santiago do Chile, capita chilena, revelou um pacto inusitado entre duas idosas. Um catador de lixo foi o responsável por desvendar todo o mistério e trazer à tona o caso para as mídias.

Segundo jornais locais, o trabalhador teria encontrado a mala em uma rua de Ñuñoa, na zona leste da cidade, e decidiu levá-la para casa pois acreditava ter algo de valor dentro. No entanto, ele sentiu um ‘cheiro ruim’ e, ao se dar conta do conteúdo, abandonou a mala em um local próximo.

A polícia acabou encontrado o objeto e, durante a averiguação, foram encontrados restos mortais de uma mulher. Câmeras de seguranças próximas ao local onde a mala havia sido deixada foram verificadas e foi descoberto que uma senhora de 80 anos havia sido responsável por abandonar a mala na esquina.

Durante a investigação, a idosa contou para a polícia que os restos mortais pertenciam a uma amiga 21 anos mais nova e que havia morrido há cerca de um ano, vítima de câncer. Ainda segundo a idosa, as duas haviam se conhecido em uma paróquia e compartilhavam uma forte ligação religiosa, que incluiu um pacto entre as duas.

“Elas fazem este tipo de pacto para se isolarem do mundo, tinham aspiração de serem como freiras em clausura, de não terem mais contato com o (mundo) exterior (…) fazem esta espécie de pacto, em caso de morte de uma ou da outra, de não comunicar às autoridades e cuidar de tudo até o último momento”, explicou o procurador Francisco Lanas, responsável pelo caso.

A senhora contou que ambas viviam reclusas e que, por isso, decidiu não comunicar as autoridades sobre a morte da amiga. O corpo foi guardado por 12 meses, até o momento em que a idosa resolveu se desfazer dele.

“Entendemos que (a idosa) deve ter tido algum episódio, uma espécie de transtorno de consciência em algum momento. Ela percebe que a amiga está em uma mala e quer dar a ela uma sepultura”, afirmou Juan Fonseca, chefe da Divisão Metropolitana de Homicídios.

O caso está sendo investigado pela polícia chilena. A mulher de 80 anos foi indiciada por ocultação de cadáver, enquanto a filha dela foi chamada para depor como testemunha.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos