Última atualização 05/02/2023 | 12:59
A idosa Vilma Alves Freire de 66 anos, na segunda-feira, 30, foi expulsa de um ônibus do transporte público em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O motorista e alguns passageiros foram filmados expulsando a mulher. A mulher, pela idade, tem direito garantido por lei a usar o transporte público de graça.
O Estatuto do Idoso garante também que 10% dos assentos dos transportes públicos sejam reservados para pessoas acima de 65 anos. Caso os lugares estejam ocupados, o idoso tem direito a viajar em pé.
“Eu estou tão humilhada, tão humilhada. Quando o motorista mandou eu descer, eu desci e o povo bateu palma para o motorista, porque eu desci”, disse a idosa à TV Anhanguera.
De acordo com a vítima, o motorista disse que já havia atingido o limite máximo de idosos no veículo, e que com isso não poderia permitir a entrada de mais idosos.
Vilma relata que o problema aconteceu antes mesmo de ela passar pela catraca do ônibus. No momento em que subiu no transporte, o motorista e até outras passageiras mandaram ela descer.
Após ser forçada a descer do ônibus, de acordo com Vilma, ela foi ameaçada por outra passageira, além de ser tratada de forma agressiva pelo motorista.
Legislação
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomenda que os idosos que se sentirem lesados registrem um boletim de ocorrência na Delegacia do Idoso e acionem o Ministério Público.
Confira o momento que idosa é expulsa: