Idosa que sobreviveu ao ser soterrada por 25 toneladas de escombros relembra acidente: ‘Rezava para me acharem rápido’
Celeida Rodrigues Dias, de 70 anos, foi resgatada consciente após parte da casa onde vivia desabar durante o acidente com um caminhão, na manhã do dia 20 de agosto, na zona rural de Araguari.
A casa onde Celeida Rodrigues Dias, de 70 anos, criou filhos, netos e guardou memórias de quatro gerações virou um amontoado de escombros em questão de segundos. Um caminhão desgovernado, carregado com 11 mil quilos de silo, atingiu a residência na zona rural de Araguari (MG) e quase transformou uma manhã tranquila em tragédia. Celeida ficou soterrada sob 25 toneladas de escombros, mas sobreviveu.
“Eu rezava muito pra eu aguentar os bombeiros chegarem, para eles chegarem rápido e depois para eles me acharem rápido”, relembrou a idosa.
O acidente ocorreu no dia 20 de agosto. Pouco antes do desabamento, o motorista do caminhão chegou à propriedade e o marido dela avisou que abriria a porteira para facilitar a entrada do veículo. Mas o condutor não esperou.
O impacto derrubou parte da casa e, segundo o Corpo de Bombeiros, deixou Celeida presa sob mais de 20 toneladas de destroços. O resgate foi difícil, principalmente por causa do acesso complicado até o local onde ela estava.
Para o comandante da corporação em Araguari, tenente Warley Helder, a sobrevivência da idosa foi mais do que um resgate, foi um milagre.
“A casa tem uma edificação muito bem fundada, é uma casa que pode ser usada e não corre risco de haver desmoronamento na parte que ficou em pé. As toras que formam a casa são os principais sustentadores dessa casa e impediram que ela caísse por completo”, explicou o tenente.
Apesar do susto, Celeida saiu com vida e fez questão de agradecer à equipe de resgate pela habilidade e agilidade no socorro. Ainda abalada, ela revelou o único desejo que a mantém firme após a tragédia: “o que eu mais quero e espero é poder reconstruir minha casa.”
O acidente ocorreu por volta das 9h45, na Fazenda Fundão, propriedade que fica próximo à BR-050. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados.
Dentro da residência estava apenas a idosa, que ficou soterrada. A moradora foi encontrada consciente e orientada, apresentando traumatismo craniano leve, escoriações pelo corpo e uma laceração na perna esquerda. Ela foi imobilizada e levada para atendimento médico pela equipe do Samu.