Idoso de 76 anos é morto por bala perdida em ônibus na BR-101: mais uma tragédia da violência no Rio

idoso-de-76-anos-e-morto-por-bala-perdida-em-onibus-na-br-1013A-mais-uma-tragedia-da-violencia-no-rio

Idoso morto por bala perdida em ônibus na BR-101 morava em Magé e tinha ido tomar café na casa de parentes em São Gonçalo

José dos Santos Fernandes voltava de visita quando foi atingido nas costas dentro de um coletivo durante confronto no Jardim Catarina. PMs dizem que bandidos atiraram na direção da estrada, uma das mais movimentadas do estado.

Um encontro simples em família na manhã de terça-feira (2) terminou em tragédia para José dos Santos Fernandes, de 76 anos. O idoso, que morava em Magé, na Baixada Fluminense, tinha ido à casa de parentes, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, para tomar café, mas acabou sendo mais uma vítima da violência.

Na volta, quando já estava em um ônibus que passava pela BR-101 (Niterói-Manilha), na altura do Jardim Catarina, foi atingido por um tiro nas costas durante um confronto entre policiais militares e traficantes da região.

Segundo testemunhas, o motorista do coletivo seguiu com o passageiro ferido até a UPA de Manilha, mas José não resistiu.

> “Quando me deparei, já vi o homem sem vida dentro do ônibus”, contou Jailton dos Santos, guardador de carros que estava no local.

O corpo de José dos Santos Fernandes foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó no fim da tarde de terça. A família, abalada, esteve no local para o reconhecimento, mas preferiu não falar com a imprensa.

A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).

OUTRA VÍTIMA FERIDA

Outra vítima foi Rosemere Carvalho Pinto, de 43 anos, passageira de um carro de aplicativo que levou um tiro na perna. Ela foi socorrida e está internada no Hospital Icaraí, em Niterói, fora de risco.

De acordo com a Polícia Militar, traficantes atiraram em direção à rodovia para tentar forçar a interrupção da operação no Jardim Catarina, comunidade dominada pelo Comando Vermelho.

O Globocop registrou barricadas bloqueando os acessos. A PM informou que retirou cerca de 50 toneladas de entulho durante a ação, mas ninguém foi preso.

SINDICATO PEDE MUDANÇA DE PROCEDIMENTO

O Sindicato dos Rodoviários de Niterói e Arraial do Cabo (Sintronac) divulgou nota dizendo que vai enviar um ofício à Secretaria de Segurança Pública pedindo mudanças nos procedimentos adotados durante operações em áreas urbanas.

Para a entidade, criminosos têm “adotado a tática terrorista de atirar contra a população para evitar a prisão de chefes do tráfico e a apreensão de patrimônio ilícito”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp