A Polícia Federal, em operação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras entidades, resgatou um idoso, 66 anos, que trabalhava em uma fazenda de Rio Verde em situação análoga à escravidão há 15 anos. De acordo com o G1, a porteira do local estava trancada com cadeado e o idoso vivia em um alojamento improvisado.
O idoso era alimentado de forma insuficiente e tinha a coluna curvada em 90ª, motivo para ele ter dificuldade para andar.
A intitulada Operação Resgate aconteceu em todo o Brasil entre os dias 18 e 28 de janeiro, sendo resgatados outros 27 trabalhadores em situações semelhantes em Caldas, em uma fazenda de cultivo de laranja, e seis pessoas em Cristalina, região do entorno de Brasília.
Os alvos da operação foram autuados devido a situação análoga à escravidão.
Rio Verde
O idoso resgatado em Rio Verde morava em uma fazenda arrendada para pastagem de gado. Conforme o G1, ele era impedido de sair e às vezes os vizinhos levavam comida para ele.
Ele dormia em uma cama de madeira com um colchão em péssimo estado, e não possuia acesso a água tratada. Além disso, ele trabalhava das 7h às 17h, sem salário regular, conforme a fiscalização. O proprietário da fazenda passava cerca de R$ 200 a ele.
Após o resgate, ele foi levado para a casa de parentes, em Rio Verde. Ainda esta semana pode ser realizada uma audiência para que seja definido o pagamento dos benefícios trabalhistas que o idoso receberá.