Press "Enter" to skip to content

Idosos são encontrados em situação de abandono e maus-tratos

Última atualização 16/06/2023 | 17:57

A Delegacia do Idoso de Anápolis apurou 41 denúncias de maus-tratos, encontrando 17 vítimas de Violência contra a Pessoa Idosa, sendo duas de abandono flagrante foram encaminhadas para um abrigo. Os responsáveis pelos outros 15 idosos podem responder criminalmente pela infração. As informações são do jornal O Popular.

O delegado responsável pela operação, Manoel Vanderic, explicou que as denúncias foram averiguadas tanto na área urbana quanto na rural e, segundo ele, em regra, esse tipo de violência é praticada por filho e neto, sendo sempre doméstica e sem testemunhas.

Os dois idosos, um homem de 85 anos e uma mulher de 79, encaminhados para abrigos foram encontrados em situações de abandono e maus-tratos. A Polícia informou que ambos sofriam de abandono e agressões praticadas por familiares. Eles também não tinham comida suficiente, ficavam trancados e eram impedidos de acessar o cartão da aposentadoria.

“O idoso tem um apego muito grande em relação a esse agressor. Muitas vezes, para ele é mais sofrido ver esse agressor denunciado e preso do que a própria violência em si. Eles têm medo e têm vergonha de procurar esse serviço”, frisa Vanderic.

O delegado revela ainda que um desafio de combate desse tipo de violência é a falta de denúncia. Sobre as investigações, ele afirma que, exceto em casos de apropriação indevida de aposentadoria, o idoso precisa dar aval para iniciar as investigações, sendo preciso conquistar a confiança da vítima.

“Às vezes a gente toma conhecimento que o idoso está sendo xingado e ameaçado, e a gente não pode fazer nada sem a autorização dele. Então, tudo isso faz com que a nossa grande dificuldade seja conquistar a confiança da vítima”, ressalta.