IFG abre inscrições para dois vestibulares

Estão abertas as inscrições para os vestibulares dos cursos superiores do Instituto Federal de Goiás (IFG). São duas seleções: Vestibular Enem e Vestibular IFG. Ao todo são ofertadas de 1.455 vagas e que possuem regras diferentes para entrar nos cursos de graduação da Instituição.

Pelo Vestibular Enem há vagas para 49 cursos em 14 campus e pelo Vestibular IFG as vagas são distribuídas em 16 cursos em 10 campus. A novidade para os vestibulares é a abertura de quatro cursos: Licenciatura em Ciências Biológicas (Águas Lindas), Bacharelado em Agronomia (Cidade de Goiás), Bacharelado em Engenharia de Produção (Senador Canedo) e Bacharelado em Engenharia Elétrica (Valparaíso).

Vestibular Enem 2019/1

Para o Vestibular Enem 2019/1, as inscrições podem ser realizadas no período de 6 de setembro a 25 de novembro. Não haverá aplicação de prova nesta seleção, exceto para o curso de Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia, onde será realizado o teste de habilidade específica em Música. Para os outros cursos, os candidatos deverão realizar a inscrição, gratuita, apenas pela Internet.

Para inscrever-se no Vestibular Enem, o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição, conforme instruções contidas na página de inscrição, e o Questionário Socioeconômico na página de inscrição. O candidato também deverá informar qual ano do ENEM deseja utilizar para pontuar, escolhendo entre os anos: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018.

No hora da inscrição o candidato deve escolher a opção Vestibular Enem pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas. Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição.

Vestibular Enem 2019/1 – Campus e Cursos

Águas Lindas – Licenciatura em Ciências Biológicas

Anápolis – Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade; Bacharelado em Ciência da Computação; Licenciatura em Ciências Sociais; Licenciatura em Química; Tecnologia em Logística

Aparecida de Goiânia  – Bacharelado em Engenharia Civil; Licenciatura em Dança; Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Cidade de Goiás – Bacharelado em Agronomia; Licenciatura em Artes Visuais; Bacharelado em Cinema e Audiovisual

Formosa – Bacharelado em Engenharia Civil; Licenciatura em Ciências Biológicas; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Goiânia – Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária; Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura; Bacharelado em Engenharia Civil; Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação; Bacharelado em Engenharia de Transportes; Bacharelado em Engenharia Elétrica; Bacharelado em Engenharia Mecânica; Bacharelado em Química; Bacharelado em Sistemas de Informação; Bacharelado em Turismo; Licenciatura em Física; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras – Português; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Música

Goiânia Oeste  – Licenciatura em Pedagogia

Inhumas – Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Bacharelado em Sistema de Informação; Licenciatura em Química

Itumbiara – Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação; Bacharelado em Engenharia Elétrica; Licenciatura em Química

Jataí – Bacharelado em Engenharia Civil; Bacharelado em Engenharia Elétrica; Licenciatura em Física; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Luziânia – Bacharelado em Sistemas de Informação; Licenciatura em Química

Senador Canedo – Bacharelado em Engenharia de Produção

Uruaçu – Bacharelado em Engenharia Civil; Licenciatura em Química; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Valparaíso de Goiás Licenciatura em Matemática; Bacharelado em Engenharia Elétrica

 

Vestibular IFG 2019/1

Para o Vestibular IFG 2019/1 o período de inscrições é de 6 de setembro a 28 de outubro. Para esta seleção haverá a aplicação de prova objetiva, prova de redação e teste de verificação de habilidade específica em Música (somente para os candidatos do curso superior de Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia), todas eliminatórias e classificatórias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais).

As inscrições serão realizadas somente pela Internet. Depois o candidato deve gerar e imprimir o boleto bancário parapagar a taxa de inscrição no período estabelecido no cronograma.Durante a inscrição o candidato deverá clicar em participar do Processo Seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas.

O candidato terá a possibilidade de corrigir os dados informados no ato da inscrição, conforme prazo estabelecido no cronograma, constante do Item 1, inclusive o curso pretendido.

Isenção de taxa

O IFG concede isenção da taxa de inscrição do Vestibular IFG 2019/1 a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas do país.

Vestibular IGF 2019/1 – Campus e Cursos

Águas Lindas – Licenciatura em Ciências Biológicas

Anápolis – Licenciatura em Ciências Sociais; Licenciatura em Química

Aparecida de Goiânia – Licenciatura em Dança

Cidade de Goiás – Licenciatura em Artes Visuais

Goiânia – Licenciatura em Física; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras – Português; Licenciatura em Música

Inhumas – Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Bacharelado em Sistema de Informação; Licenciatura em Química

Itumbiara – Licenciatura em Química

Jataí – Licenciatura em Física

Luziânia – Licenciatura em Química

Uruaçu – Licenciatura em Química

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos