IFG abre inscrições para seleção de cursos técnicos de Ensino Médio

Estarão abertas a partir do meio-dia desta quarta-feira (4), as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás. Os interessados têm até dia 30 de outubro para se inscreverem, exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção e/ou no menu Estude no IFG do portal institucional, onde está publicado o edital.

Ao todo, são ofertadas 1260 vagas para 42 cursos, ofertadas em todos os 14 câmpus do IFG: Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí, Inhumas, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Formosa, Luziânia, Aparecida, Senador Canedo, Águas Lindas, Luziânia e Valparaíso. A maioria das vagas são para o Câmpus Goiânia (210) e as demais vagas foram distribuídas nas outras 13 unidades.

Podem se inscrever na seleção estudantes que já concluíram ou ensino fundamental ou terão concluído até a data da matrícula. É preciso preencher o formulário online, fazer opção pela concorrência por meio de reserva de vagas ou pelo sistema universal, preencher o questionário socioeconômico e gerar o boleto para pagamento, no valor de R$ 20. Há previsão de solicitação de isenção da taxa, que pode ser feita presencialmente ou via upload de documentos, de 5 a 11 de outubro, e exclusivamente via upload, dias 12 e 13. Para conseguir isenção, é preciso ter cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública. Os documentos necessários estão disponíveis no item 8 do edital.

Seleção
A seleção será feita por meio de prova objetiva no dia 19 de novembro, das 15 às 18 horas, nas cidades onde o IFG possui câmpus. As áreas contempladas na prova são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, compondo 36 questões. No dia de realização do exame, é preciso apresentar documento de identidade com foto e impressão digital.

.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PM de Goiás apreende motos de jovens envolvidos em ‘rolezinhos’ no Natal

A Polícia Militar de Goiás apreendeu 17 motocicletas durante uma operação realizada na véspera de Natal em Goiânia. Os veículos pertenciam a um grupo envolvido em um “rolezinho” no Setor Pedro Ludovico. Entre os detidos, estavam três adultos e um menor de idade.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), imagens divulgadas nas redes sociais mostraram motociclistas trafegando em alta velocidade e utilizando veículos irregulares, como motos sem placas e retrovisores, além de realizarem manobras perigosas. Durante a abordagem, apenas um dos jovens possuía habilitação.

Ações em outras cidades
A PM também realizou operações similares em outras cidades de Goiás. Em Anápolis, oito motocicletas foram apreendidas na quarta-feira, 25, após denúncias de um novo “rolezinho” sendo organizado na região.

Já em Goianésia, quatro motos sem placas e com documentos atrasados foram recolhidas durante um evento semelhante, também na véspera de Natal.

As ações da Polícia Militar buscam coibir práticas irregulares que colocam em risco a segurança no trânsito e garantir a ordem durante as festas de fim de ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp