IFMA suspende aulas em São Luís devido à violência: entenda as medidas de segurança. Retorno previsto para sábado, 25 de setembro. Acompanhe!

ifma-suspende-aulas-em-sao-luis-devido-a-violencia3A-entenda-as-medidas-de-seguranca.-retorno-previsto-para-sabado2C-25-de-setembro.-acompanhe

O Instituto Federal do Maranhão (DE) suspendeu as aulas nas suas cinco unidades em São Luís, incluindo os campi Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico, São José de Ribamar e a Reitoria. A medida foi tomada em resposta à crescente onda de violência registrada na Grande Ilha.

A decisão visa proteger o bem-estar de estudantes e servidores. As atividades nas unidades serão retomadas no próximo sábado (25).

Nas últimas 24 horas, São Luís registrou tentativas de homicídios e disparos de arma de fogo. Para reforçar a segurança, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) montou uma força-tarefa em áreas próximas a escolas e instituições de ensino.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que não houve incidentes violentos nas escolas estaduais e, por isso, não há recomendação para suspensão das aulas nem mudanças na rotina escolar.

Essas ações fazem parte de um plano integrado de proteção à comunidade escolar, com foco na segurança de alunos, profissionais e famílias, além de apoio socioemocional e acompanhamento intersetorial.

“A Universidade Federal do Maranhão, em constante monitoramento da situação de insegurança vivenciada em pontos da capital maranhense, e com vistas à preservação da da segurança de sua comunidade, informa a suspensão das atividades acadêmicas hoje e amanhã, no Campus de São Luís. As atividades administrativas ocorrerão em horário especial ininterrupto, das 8h às 14h. A UFMA segue acompanhando o caso e reitera que as atividades serão retomadas na próxima terça-feira, 28, após o ponto facultativo em alusão ao dia do servidor público.”

“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esclarece que não há registros de violência dentro ou nas proximidades das escolas da rede estadual de ensino. Assim, as atividades escolares seguem normalmente nesta quinta-feira (23), sem qualquer recomendação de suspensão de aulas ou alteração de rotina.”

Todas as medidas em curso fazem parte de um plano integrado de proteção e cuidado com a comunidade escolar, garantindo que estudantes, profissionais da educação e famílias tenham segurança e tranquilidade para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. O monitoramento é contínuo e conta com o suporte direto das forças de segurança do Estado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp