Uma discussão a respeito de pronomes neutros no âmbito religioso está entrando em pauta na Igreja Anglicana, da Inglaterra. Após alguns sacerdores levantarem a questão acerca de como Deus é tratado sempre no masculino, a instituição deve lançar um projeto a respeito do tema no primeiro trimestre deste ano. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Pronomes neutros na Igreja Anglicana
Na grande maioria da religião cristã, a figura de Deus recebe sempre a alcunha de “Ele”. A reverenda Joanna Stobart, vigária de Ilminster e Whitelackington, questionou o reverendo Michael Ipgrave, bispo de Lichfield, sobre o assunto. Segundo ela, as celebrações religiosas da Igreja poderiam acompanhar o desenvolvimento da linguagem mais inclusiva.
Por isso, alguns sacerdotes da Igreja Anglicana devem lançar o projeto que contém a inserção dos pronomes neutros. Ipgrave, inclusive, também é vice-presidente da comissão litúrgica responsável pelo assunto. Contudo, qualquer alteração nas regras da instituição precisa passar por aprovação do Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra.
A possibilidade de uma mudança quanto à forma de tratamento de Deus vem recebendo críticas entre outras figuras religiosas do país europeu. Segundo alguns reverendos, como Ian Paul, a alteração no gênero mudaria também o significado da palavra “Pai” no contexto religioso. Além disso, impactaria em orações como o “Pai-Nosso”.