Igrejas abrigam moradores de rua durante onda de frio em Goiânia

Desde a chegada da frente fria em Goiânia nesta quinta-feira (29), quatro paróquias de Goiânia passaram a acolher moradores em situação de rua. Sem recursos, as instituições pedem a população doações de roupas, cobertores, alimentos e artigos de higiene pessoal.

A iniciativa da ação partiu do Comitê Dos Direitos Humano Dom Tomás Balduíno que contou com apoio do arcebispo Dom Washington Cruz. Os locais foram escolhidos para estarem em regiões com maior número de pessoas em vulnerabilidade.

Essa é a terceira onda fria que atingi Goiás no mês de julho, e pode ser a mais severa delas. A frente fria chegou no estado acompanhada de ventos de até 20km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Nesta sexta, os termômetros marcaram 9º na capital mas a sensação chegou aos 7º.

Os moradores serão abrigados no salões paroquiais das igrejas. Um grupo está andando pela capital avisando sobre os abrigos.

Como doar?

Para quem quer doar, os itens estão sendo recebidos diretamente nas igrejas. Segundo voluntários, estão faltando alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene pessoal e colchões.

Além das paróquias, a Catedral de Goiânia também está recebendo doações para distribuir para outras igrejas.

  • Igreja São Judas Tadeu: Rua 242, Nº 100 , setor Coimbra
  • Igreja Ateneu Dom Bosco: Alameda dos Buritis, Nº 485, setor Oeste
  • Igreja Sagrado Coração de Jesus: Praça Boaventura, Leste Vila Nova
  • Catedral Metropolitana de Goiânia: Rua 14, Setor Central

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos