Ilhas Marshall perdem primeiro jogo de sua história em torneio nos Estados Unidos
País da Oceania tem a seleção mais nova do mundo, formada em 2025
As Ilhas Marshall estão enfrentando uma batalha contra o aquecimento global que está elevando o nível do Pacífico. A nação mais recente a montar uma seleção de futebol, as Ilhas Marshall, disputaram sua primeira partida de futebol na noite desta quinta-feira, nos Estados Unidos. Infelizmente, a equipe foi derrotada por 4 a 0 pelas Ilhas Virgens Americanas, na Outrigger Cup. Em março, o de contou a história sobre a seleção das Ilhas Marshall.
O jogo aconteceu a 10 mil quilômetros de seu território, em Springdale, cidade de Arkansas, nos Estados Unidos, onde vive a maior parte dos marshallinos fora do país. Nos próximos dias, a seleção das Ilhas Marshall terá mais duas partidas, contra Guam e as Ilhas Turcas e Caico.
Independentes desde 1979, as Ilhas Marshall são discretas no mundo esportivo. Sua primeira participação nos Jogos Olímpicos ocorreu em 2008, em Pequim, com apenas cinco atletas. Mesmo presentes em todas as edições seguintes, o país ainda não conquistou nenhuma medalha na competição.
Uma liga de futebol é disputada no país desde 1967, porém sem grande destaque a nível continental ou regional. Mesmo com uma federação nacional de futebol, as Ilhas Marshall eram o único país do mundo sem uma seleção. Contudo, em 2025, se tornaram o último país a formar uma equipe nacional. A campanha “2030 No Home” criou um uniforme com buracos na camisa para conscientizar sobre a crise climática.