Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz de Florianópolis é inaugurada após 10 anos: um marco histórico e turístico!

DE é um dos principais cartões-postais de Florianópolis, voltou a ter iluminação cênica na noite de domingo (15), após 10 anos contando apenas com luzes de sinalização de trânsito. O investimento da nova estrutura custou mais de R$ 9 milhões, segundo o governo estadual. A partir de agora, a iluminação cênica será acionada todas as noites. As cores serão definidas mensalmente. No domingo, a estrutura brilhou com cores verde, azul, vermelho e rosa. A empresa responsável pela obra levou cerca de um ano para concluir o trabalho, que contou com especialistas em iluminação treinados para a prática de alpinismo. Inicialmente, o estado previa que a obra fosse concluída em 2023.

A ponte foi idealizada pelo então governador do estado Hercílio Pedro da Luz e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Desde então, ela passou a ligar a Ilha de Santa Catarina com a região continental. A estrutura ficou interditada por 28 anos e reabriu em dezembro de 2019. O projeto de iluminação contempla mais de 7.000 projetores, sendo 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres; além de 5.500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul.

No entanto, a nova iluminação não apenas realça a beleza arquitetônica da ponte, mas também simboliza a valorização desse importante patrimônio histórico e turístico da região. Com o trabalho minucioso de profissionais qualificados, a Ponte Hercílio Luz agora brilha todas as noites, em diferentes tons e nuances, trazendo ainda mais encanto e beleza para a paisagem de Florianópolis. O esforço conjunto entre o governo estadual, a empresa responsável pela obra e os especialistas em iluminação resultou em uma transformação impactante para a Ponte Hercílio Luz.

A reabertura da Ponte Hercílio Luz, assim como a sua nova iluminação cênica, representa um marco na história de Florianópolis e de Santa Catarina como um todo. O investimento realizado para devolver a grandiosidade e a funcionalidade a esse monumento icônico demonstra o comprometimento das autoridades com a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico da região. Com cada passo dado rumo à revitalização e valorização desse importante símbolo, a Ponte Hercílio Luz se consolida não apenas como uma estrutura de ligação entre terras, mas como um monumento de memória e beleza que encanta nativos e visitantes.

Por fim, a iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz é um convite para que os moradores e turistas de Florianópolis contemplem e se deleitem com a majestade dessa construção centenária, agora ainda mais imponente e deslumbrante sob os holofotes da luz. A cada noite, a ponte se torna não apenas um elo de ligação entre duas margens, mas um símbolo vivo da história, da cultura e da beleza desta cidade encantadora. A nova era de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz marca um novo capítulo na sua trajetória de grandiosidade e significado para o povo catarinense.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp