Milagre ou acaso? O fato pode dividir opiniões, mas, para muitos dos envolvidos na tragédia de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, encontrar uma imagem de Nossa Senhora das Graças intacta em meio a tanta destruição representa uma brisa de alento e esperança.
O objeto foi localizado na manhã deste domingo (20) no conjunto habitacional do bairro Alto da Serra, em meio ao trabalho incessante de máquinas e homens do Corpo de Bombeiros. Ela ficava sobre um muro dos muros do condomínio, que teve parte da estrutura destruída pelos deslizamentos.
A descoberta da imagem repercute fortemente nas redes sociais, com relatos emocionados e pedidos de ajuda, força e consolo. Entre as muitas manifestações, está a do aposentado José Luiz Montalvane, de 75 anos: “Eu vejo isso como um milagre de Deus. Uma chuva como essa é ela ficar intacta. Ela se salvou para nos proteger. Infelizmente, algumas pessoas não sobreviveram. Mas, ela ficou aqui para nós proteger”. Ele mora no local há 43 anos.
Números atualizados da tragédia em Petrópolis
Até o final da manhã deste domingo (20), seis dias após os deslizamentos, a Defesa Civil do Rio de Janeiro contabilizava 152 pessoas mortas, das quais 124 já haviam sido identificadas pela Polícia Civil. As buscas seguem na tentativa de resgatar 165 vítimas que ainda estavam desaparecidas.