Imagens de santos destruídas após invasão de igreja no PR serão substituídas e enterradas, diz padre: ‘Fato triste e lamentável’
Padre responsável pela capela disse que imagens ficaram destruídas e não é possível restaurá-las. Ele explica que enterrar a imagem danificada é uma forma de fazer um descarte respeitoso de objetos abençoados. Duas imagens foram quebradas durante a invasão. — Foto: Padre Marcelo Santiago
Terão de ser substituídas e enterradas as imagens de São João Evangelista e Nossa Senhora das Dores, que ficavam na capela da igreja matriz de Loanda, no noroeste do Paraná. Elas foram destruídas após um homem de 39 anos invadir o local e cometer o crime. Saiba mais abaixo.
Segundo o padre Marcelo Santiago, responsável pela capela, as imagens ficaram muito destruídas, por isso não é possível restaurá-las. Ele explica que o costume de enterrar a imagem danificada é uma forma de fazer um descarte respeitoso de objetos abençoados. Ela explicou que novas imagens serão compradas para a capela e depois abençoadas na presença da comunidade. Contudo, ainda não é possível saber qual valor será gasto para a reposição das imagens. “As imagens são de variados preços. A gente vai ver uma imagem bonita com cerca de um metro e 10 centímetros, que era o tamanho das imagens que ficavam ali naquela capela. Vamos procurar o mesmo padrão”, explicou o padre.
O sacerdote contra que em 14 anos como padre, é a primeira vez que passa por esta situação. Ele ainda afirma que casos de depredação nunca ocorreram na paróquia ou na cidade. “A gente sempre vê nos canais de notícias situações como essas, mas nunca imagina que isso possa acontecer na paróquia onde você exerce seu ministério. Um fato triste e realmente lamentável”, considerou o padre. O padre informou que o prejuízo total causado pela destruição na capela é estimado em R$ 10 mil. “A gente fica muito triste porque trata-se de um local sagrado, mexe com a fé das pessoas”, disse o padre.
COMO A INVASÃO ACONTECEU
A foi invadida na madrugada desta segunda-feira (28). Segundo a Polícia Militar (PM-PR), um homem de 39 anos foi preso e a identidade dele não foi divulgada. Conforme o boletim de ocorrência, uma pessoa viu o homem quebrando as portas de vidro e acionou a PM. Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito não obedeceu às ordens durante a abordagem. Ele foi algemado e levado para a delegacia de Polícia Civil (PC-PR), que divulgou que o homem permaneceu preso por dano qualificado, desobediência, desacato e embriaguez em via pública. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.
Segundo a polícia, ele permanece preso e deve passar por exames médicos. HISTÓRICO DE CRIMES
A PM confirmou à RPC que o homem preso em Loanda havia sido preso no sábado (26) em Porto Rico. As cidades ficam a 239 quilômetros de distância. Neste caso, ele é suspeito de se envolver em uma confusão em um condomínio e furtar uma caminhonete. Ele foi liberado após ser ouvido na delegacia. “A PCPR também instaurou inquérito para apurar o possível envolvimento do mesmo indivíduo em um furto qualificado ocorrido na madrugada do dia anterior, tendo como objeto uma caminhonete”, a PC-PR informou.