Imersão cultural traz arte para o Carnaval, com “O Amor, a Morte e as Paixões”

Um Carnaval de imersão cultural foi preparado pelo CineX Cult, unidade do Centro Cultural Oscar Niemeyer, para quem pretende fugir da folia convencional. Durante a mostra de cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”, que segue até o próximo dia 1 de março, os goianos terão a oportunidade de curtir um bom filme, exposição de arte, música e gastronomia, de forma confortável e segura.

O destaque, com entrada gratuita, vai para o bate-papo com o ator e diretor Paulo Betti, que acontece na segunda-feira, 20, às 17h. O artista traz dicas de atuação e toda a sua experiência adquirida no cinema brasileiro. Na mesma data, às 19h, também com entrada gratuita, a comediante Dadá Coelho apresenta seu stand up “Cuscuz na Mão” e promete muita alegria aos espectadores.

Durante o período de Carnaval, os goianienses vão poder conferir grandes produções cinematográficas, que contaram com a curadoria de Lisandro Nogueira, como “Garotos dos Céus”, “Ilha de Bergman”, “Triângulo da Tristeza”, “Crimes of the Future”, “Aos Nossos Filhos”, ” Tudo em todo Lugar”, “Tinnitus”, entre vários outros.

Além dos filmes, a mostra ainda dispõe de exposição de arte composta pelo trabalho de 16 artistas goianos e ainda pelo capixaba Eduardo Marinho, filósofo e ativista. Outro destaque vai para o palco aberto, que está recebendo inscrições para músicos goianos, que terão a oportunidade de se apresentarem durante todo o evento, com inscrições realizadas pelo link disponível no Instagram @mostraamp.

No período de folia, a 14ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” contará ainda com shows de jazz, discotecagem e bate-papo com especialistas renomados, todos com entrada gratuita. Os visitantes ainda terão o aparato da gastronomia e dos drinks do Dom Rico e Zimbro Cocktails & Co. Para completar, a Luiz Café chega com o melhor da bebida e a livraria Palavrear com a literatura selecionada para quem passar pelo local.

Confira a programação completa para o período de Carnaval:

Dia 17/02

19h30 – Show com Front Jr (Jazz)

19h – Filme: Curtas jornadas noite Adentro / Bate-papo: Rubens Macho Jr (Professor ECA/USP) e Xexéu ( Músico Debatedor)

18/02

17h – Bate-papo: Eduardo Marinho

19h30 – DJ Paola (Discotecagem)

19h – FIlme: Marte Um / Bate-papo: Luciene Dias (UFG) e Fabrício Cordeiro (Crítico)

19/02

19h30h – Duo de Jazz
19h – Filme: After Sun / Bate-papo: Maysa Balduino ( Psicanalista) e João Pedro (Crítico)

20/02

17h – Bate-papo: “Cinema e atuação” com Paulo Betti

19h – Stand Up “Cuscuz na Mão” com Dadá Coelho

21/02

19h30 – Duo de Jazz

19h – Filme: Aos Nossos Filhos / Bate-papo: Ruskaya Maia ( Psicanalista) e Rodrigo Cássio (Crítico)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp