O Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá, no litoral de São Paulo, está atendendo a população em horário reduzido. De acordo com informações obtidas pela TV Tribuna, afiliada da Globo, os exames de corpo de delito, realizados em vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e agressões, estão sendo realizados somente duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, das 10h às 13h.
A unidade do IML em Guarujá conta com apenas um médico legista para atender não só a demanda da cidade, mas também do município vizinho de Bertioga. A redução no atendimento, segundo a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, é temporária e não prejudica a população. Os exames necroscópicos em casos de mortes violentas ou suspeitas estão sendo encaminhados para os IMLs de Santos e Praia Grande.
O secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Renato Fincatti, afirmou que a prefeitura está em busca de regularizar o atendimento em tempo integral no IML da cidade. A intenção é que os serviços sejam prestados todos os dias, 24 horas por dia, para que a população não precise se deslocar para os municípios vizinhos em momentos difíceis.
Para alcançar esse objetivo, já foram realizadas reuniões entre representantes da prefeitura, da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Técnico-Científica. A proposta é estabelecer uma parceria entre o governo municipal, o governo estadual e a Universidade Unioeste, em Guarujá, visando revitalizar o prédio do IML e oferecer melhores condições de atendimento.
Renato Fincatti explicou que com essa estrutura revitalizada, o município poderá oferecer auxiliares de legistas, funcionários treinados e auxiliares administrativos. Assim, a prefeitura fornecerá suporte para que o sistema volte a operar plenamente e criará condições para que o estado possa enviar os médicos necessários. Apesar disso, ainda não há uma data definida para a retomada do atendimento em tempo integral.
A prefeitura enfatiza que está agindo de forma rápida e eficaz em relação a essa situação. Com o apoio do governo estadual, busca-se atender adequadamente a população o mais rápido possível no município de Guarujá. É necessário que sejam tomadas medidas urgentes para que o atendimento no IML seja restabelecido e a comunidade local tenha acesso aos serviços necessários sem precisar se deslocar para outras cidades.




