Imóvel abandonado se torna foco do mosquito da dengue em São José do Rio Preto: Prefeitura promete limpeza urgente

Há mais de uma década abandonado, um imóvel se tornou foco do mosquito transmissor da dengue e ameaça a saúde dos moradores do bairro Solo Sagrado, em São José do Rio Preto (DE). A cidade vivencia uma “explosão” de casos, com 848 registros só em 2025, segundo a Secretaria de Saúde de SP.

A Secretaria de Serviços Gerais disse que a casa já foi multada outras vezes na administração anterior. A prefeitura ainda informou que o imóvel será colocado no cronograma para limpeza. Segundo apurado pela TV TEM, os moradores informaram que pedem vistoria e limpeza no local há pelo menos 12 anos. O local está com colchão, marmita, pedaços de madeira e o tijolo entulhado.

A diarista Isamar de Oliveira contou que já entrou em contato com a administração municipal para pedir providências, mas sem retorno. “Morava um pessoal ali, depois que a casa pegou fogo, eles sumiram e ficou esse abandono. Já tentamos várias vezes, já protocolamos na prefeitura umas dez vezes. Agora com essa situação da dengue, como pode ficar essa situação?”, comenta Isamar.

Rio Preto enfrenta uma epidemia de dengue e locais como este contribuem para a proliferação do mosquito transmissor, prejudicando a saúde pública. Uma das ações contra a dengue é a abertura de locais que estão fechados. Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde verifica se há criadouros do mosquito e, se sim, vai aplicar o inseticida com as máquinas costais.

Começou na quarta-feira (15) na cidade a nebulização veicular em diversos bairros. A ação será feita em três ciclos: Ciclo 1: 15, 16 e 17 de janeiro – Estoril e São Francisco; Ciclo 2: 22, 23 e 24 de janeiro – Central, Vila Elvira e Caic; Ciclo 3: 29, 30 e 31 de janeiro – Caic, Cidade Jardim, Vila Toninho e Engenheiro Schmitt.

Com a aplicação prevista entre 18h e 21h, a nebulização contará com quatro carros simultâneos em cada área, emitindo uma nuvem de fumaça com inseticida. Durante o processo, a população deve seguir algumas orientações, como deixar portas e janelas abertas para o inseticida alcançar os ambientes internos e atingir o mosquito. Alimentos e recipientes com água e comida dos animais devem ser tapados, enquanto utensílios de cozinha devem ser guardados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp