A empresa HyperMetal, localizada em Vila Nova de Gaia e especializada na produção de motores de foguetões, enfrenta um desafio em seu projeto inovador apoiado pela UE. De acordo com Afonso Nogueira, diretor-geral da HyperMetal, o investimento para instalar uma máquina de fabricação metálica aditiva de grandes dimensões, único na Europa, está ameaçado. A empresa planeja se tornar a líder europeia como prestadora de serviços nesse setor. A situação complicada se deve ao projeto de uma nova linha de alta velocidade em Gaia, que coloca em risco o desenvolvimento do projeto da HyperMetal. O investimento, financiado pelo programa Portugal 2030, visa impulsionar a capacidade de produção da empresa, com foco em motores de foguetões. A iniciativa recebe apoio da União Europeia e poderia colocar a HyperMetal em destaque no mercado europeu, mas as mudanças propostas no trajeto do trem de alta velocidade geram incertezas. A máquina de fabricação aditiva seria um diferencial competitivo para a HyperMetal e contribuiria significativamente para sua expansão e consolidação no mercado. No entanto, o futuro desse investimento agora está comprometido devido aos impactos das mudanças planejadas para o TGV em Gaia. O diretor-geral da empresa ressalta a importância estratégica desse projeto para a HyperMetal e destaca que a máquina de fabricação metálica aditiva seria um recurso essencial para a empresa alcançar um novo patamar de excelência. O potencial de se tornar um dos líderes europeus nesse segmento e atender à crescente demanda por motores de foguetões estaria em risco caso as alterações na linha de alta velocidade interfiram no andamento do projeto. A situação gera preocupações em relação ao futuro da HyperMetal e à viabilidade do investimento realizado com o apoio da UE. A empresa estava no caminho para se destacar como uma referência na fabricação de motores de foguetões na Europa, mas as adversidades impostas pelas mudanças no projeto do TGV em Gaia colocam em xeque essa trajetória de sucesso.




