Impactos do envelhecimento: série do DE aborda desafios da população 60+

impactos-do-envelhecimento3A-serie-do-de-aborda-desafios-da-populacao-602B

Trabalho, saúde, sexo: série do DE aborda os impactos do aumento da população 60+

Número de pessoas acima dos 60 anos cresceu 56% entre 2010 e 2022 e já representa 16% dos brasileiros. Mudança no padrão populacional estabelece tendências no mercado de trabalho, além de desafios na saúde e no acolhimento institucional.

‘Envelhecer’: série do DE discute desafios do aumento da população 60+

A população brasileira está envelhecendo. De acordo com o IBGE, entre 2022 e 2010 o número de pessoas acima dos 60 anos cresceu 56% e já ultrapassa as 32 milhões no Brasil, o equivalente a 16% da população do país.

Entre aqueles que têm 65 anos ou mais, a mesma tendência: nos anos 1980, representavam apenas 4% dos habitantes, mas no Censo mais recente já representam 10%.

No dia a dia, esses números ficam evidentes, por exemplo, no mercado de trabalho, onde há cada vez mais pessoas sendo reempregadas ou tentando uma vaga depois de se aposentar. Ou ainda nos postos de saúde, com uma maior demanda por problemas específicos da idade, como as cirurgias ortopédicas para os casos de quedas dentro de casa.

Para discutir esses e outros assuntos, o DE publicou esta semana a série “Envelhecer” com reportagens sobre os desafios associados ao envelhecimento populacional (veja um resumo de todas elas acima).

Trabalho, saúde, acolhimento institucional público e sexualidade foram discutidos por especialistas e pessoas que sentem na pele os problemas e desafios da idade.

Entrevistados na série ‘Envelhecer’, abordando os impactos do aumento da população 60+ na saúde, no comportamento e no mercado de trabalho. — Foto: Murilo Corazza/DE

Veja mais notícias da região no DE Ribeirão Preto e Franca

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp