Impeachment de Augusto Melo: Conselho do Corinthians abre processo

impeachment-de-augusto-melo3A-conselho-do-corinthians-abre-processo

Conselho do Corinthians abre novo processo para impeachment de Augusto Melo

Requerimento foi feito pelo Conselho de Orientação Fiscal e independe do resultado da votação que será realizada nesta segunda-feira, no Parque São Jorge

Rodrigo Capelo detalha caso que pode causar impeachment do presidente do Corinthians

O Conselho Deliberativo do Corinthians acatou a abertura de um novo processo de impeachment do presidente Augusto Melo. Desta vez, o requerimento foi feito pelo Conselho de Orientação Fiscal (CORI).

Agora, a abertura do processo seguirá o rito previsto no estatuto do Corinthians. O Conselho de Ética do clube tem cinco dias para comunicar Augusto Melo, que a partir da data de comunicação terá outros dez dias de prazo para apresentar a sua defesa relacionada ao documento. Depois disso, o mesmo conselho decide ou não pela votação e andamento do processo.

O requerimento do Conselho de Orientação Fiscal não tem relação com a investigação sobre o patrocínio da casa de apostas VaideBet, que é o motivo do outro processo que Augusto Melo é alvo e terá impeachment votado nesta segunda-feira.

O CORI argumenta que não foram apresentados balanços auditados e outros documentos que deveriam ser entregues pela diretoria ao órgão. O colegiado tratou das contas do segundo trimestre deste ano e decidiu reprovar o balancete, argumentando falta de documentos e informações inconsistentes.

Por esses e outros motivos administrativos, pautados pelo artigo 106 do Estatuto do Corinthians, o órgão pediu a abertura de um novo processo para a destituição do atual presidente do cargo. O relatório apresentado possui 26 páginas detalhando os motivos para o pedido.

O Conselho de Orientação do Corinthians é formado por ex-presidentes do clube e outros membros vitalícios, além de conselheiros eleitos a cada três anos. Augusto Melo fez maioria no órgão, em eleição realizada no começo deste ano, mas perdeu capital político rapidamente em menos de um ano de mandato.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp