Imperatriz Leopoldinense e Ney Matogrosso: O Enredo Que Promete Mas Peca no Samba

imperatriz-leopoldinense-e-ney-matogrosso3A-o-enredo-que-promete-mas-peca-no-samba

Ney Matogrosso merecia um samba-enredo muito mais à altura do belo enredo da Imperatriz Leopoldinense sobre a vida do cantor.
Assim que foi anunciado oficialmente, em reportagem exibida em 4 de maio no programa “Fantástico” (Globo), o enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval de 2026, “Camaleônico”, foi recebido com entusiasmo e elogios generalizados.
Afinal, celebrar na avenida a vida, a obra e a liberdade de Ney Matogrosso – um dos cantores mais queridos do Brasil – é um enredo popular que garante de antemão a simpatia de todos os foliões. De fato, esse oportuno enredo foi idealizado e desenvolvido por Leandro Vieira, um dos carnavalescos mais aclamados desde que ganhou projeção e campeonatos nos anos 2010.
Infelizmente, o samba escolhido pela escola ficou muito aquém do enredo. Na verdade, a junção dos dois sambas concorrentes “Camaleônico” não conquistou entusiastas. Há na letra um excesso de referências a músicas gravadas por Ney ao longo de sua carreira. Contudo, as sucessivas alusões a sucessos não seriam um problema se o samba empolgasse, o que não acontece.
Verdade seja dita: o cantor Pitty Menezes fez o que pôde para animar o samba na gravação oficial. Ela é a intérprete oficial de “Camaleônico” nessa gravação, que conta com a voz de Ney Matogrosso nos versos iniciais. O refrão final tem potencial para contagiar o público presente no desfile de Carnaval.
De toda forma, o Carnaval se ganha na avenida. O samba “Camaleônico” talvez cresça no desfile em homenagem a Ney Matogrosso sem prejudicar a caminhada da Imperatriz Leopoldinense rumo ao pódio do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026.
A sensação que paira é que a escola de Ramos já sai perdendo preciosos pontos no quesito samba-enredo devido à escolha do samba não conseguir envolver apropriadamente os elementos do enredo na composição. Ney Matogrosso merecia um samba muito melhor para o belo enredo da Imperatriz Leopoldinense sobre a vida do cantor.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp