Se você já estava de olho na restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022, é hora de ficar ainda mais atento. É que a Receita Federal libera a partir das 10h desta quarta-feira, 24, a consulta ao quarto dos cinco lotes programados para este ano, além de residuais dos anos anteriores. Já o pagamento acontece na semana seguinte, no dia 31.
Para saber se será contemplado no quarto lote, o contribuinte deve esperar a consulta ser liberada e acessar a página da Receita. O caminho a percorrer é simples, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível conferir a situação utilizando o aplicativo para tablets e smartphones.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária definida pelo cidadão no momento da declaração. Ele acontece de forma direta ou por indicação de chave Pix. O lote do mês de agosto é o penúltimo. Depois dele haverá apenas o agendado para 30 de setembro.
No total, mais de 4,4 milhões de contribuintes vão receber R$ 6 bilhões. Desses, R$ 265.909.045,61 serão pagos a contribuintes com prioridade legal. São 7.855 idosos com mais de 80 anos e 60.575 com idades entre 60 e 79 anos. Também recebem, 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 25.854 cuja principal fonte de renda vem do magistério.
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição, entre elas a ‘famosa’ malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas, basta enviar uma declaração retificadora e esperar o último lote deste ano ou ainda algum do ano seguinte.