Imposto de Renda: Receita libera consulta à restituição nesta quarta-feira, 24

Na foto, celular com o aplicativo para acesso ao site da Receita Federal

Se você já estava de olho na restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022, é hora de ficar ainda mais atento. É que a Receita Federal libera a partir das 10h desta quarta-feira, 24, a consulta ao quarto dos cinco lotes programados para este ano, além de residuais dos anos anteriores. Já o pagamento acontece na semana seguinte, no dia 31.

Para saber se será contemplado no quarto lote, o contribuinte deve esperar a consulta ser liberada e acessar a página da Receita. O caminho a percorrer é simples, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível conferir a situação utilizando o aplicativo para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária definida pelo cidadão no momento da declaração. Ele acontece de forma direta ou por indicação de chave Pix. O lote do mês de agosto é o penúltimo. Depois dele haverá apenas o agendado para 30 de setembro.

No total, mais de 4,4 milhões de contribuintes vão receber R$ 6 bilhões.  Desses, R$ 265.909.045,61 serão pagos a contribuintes com prioridade legal. São 7.855 idosos com mais de 80 anos e 60.575 com idades entre 60 e 79 anos. Também recebem, 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 25.854 cuja principal fonte de renda vem do magistério.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição, entre elas a ‘famosa’ malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas, basta enviar uma declaração retificadora e esperar o último lote deste ano ou ainda algum do ano seguinte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo sorteia casas a custo zero em Aragoiânia

O Governo de Goiás realiza nesta terça-feira, 26, às 11 horas, o sorteio de famílias para 34 casas a custo zero no município de Aragoiânia. De forma on-line, o sorteio pode ser acompanhado pelo canal da Agehab no Youtube.

Somente neste segundo semestre do ano, a Agehab já sorteou mais de 600 famílias de 16 municípios por meio desta modalidade retoma. A ação é realizada por meio do Goiás Social, Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra)

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, explica que, para alcançar esse estágio, as obras devem estar praticamente concluídas.

“Faltando apenas alguns arremates finais, passamos para a fase do sorteio das famílias. Depois, a documentação dos sorteados passa por uma rigorosa conferência. Estando tudo certo, essa família se tornará uma feliz proprietária de uma casa a custo zero. Caso contrário, vamos buscar um substituto no cadastro reserva que também foi composto durante o sorteio”, informa Baldy.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, o programa de casas a custo zero já está presente em 162 cidades. “Não existe em nenhum outro lugar do país um programa de habitação social como este e ele vai contemplando cada vez mais famílias em nosso Estado”, destaca.

Segundo Sales, a meta estabelecida pelo governador Ronaldo Caiado é para que 10 mil famílias recebam moradias totalmente de graça até o final de 2026.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp