Belém imuniza apenas 40% da população contra gripe; confira onde se vacinar
A campanha de imunização contra a gripe em Belém segue até o dia 31 de janeiro, seguindo as diretrizes estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS). Com uma baixa procura, a capital paraense, DE, registra uma cobertura vacinal contra a gripe de apenas 40%, o que está muito abaixo da meta estabelecida de pelo menos 90%.
Os cidadãos podem procurar as 59 unidades de vacinação disponíveis na rede municipal durante a semana, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. A vacinação é uma medida importante para prevenir a infecção pelo vírus influenza, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves, como pneumonias e a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode resultar em óbito. O secretário de Saúde Municipal, Rômulo Nina, destaca a importância de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe para evitar que grupos vulneráveis, como idosos e crianças, desenvolvam quadros graves de doenças respiratórias.
Como parte das estratégias para aumentar a taxa de vacinação contra a gripe em Belém, a Sesma disponibilizou doses da vacina em cinco shoppings da cidade no último sábado, 18, resultando na imunização de 4.458 pessoas. Com essa ação, a cobertura vacinal que estava em 38,8% subiu para 40,41%. No próximo sábado, 25, a campanha de vacinação volta aos shoppings da cidade.
A adesão da população a essa iniciativa teve um crescimento significativo, atingindo um aumento de 221% em comparação com a ação realizada nos shoppings no início de dezembro, quando foram vacinadas 1.385 pessoas. Além dos shoppings, a população pode se vacinar nos 59 postos de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A coordenadora do Programa de Imunização da Sesma, Cleise Soares, reforça que a campanha de vacinação contra a gripe será encerrada no dia 31 de janeiro, conforme orientações do MS.
Para facilitar o acesso da população à vacinação contra a gripe, listamos abaixo os locais onde é possível encontrar a vacina em cada distrito administrativo de Belém:
– Distrito Administrativo de Belém (Dabel)
– Distrito Administrativo do Bengui (Daben)
– Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent)
– Distrito Administrativo do Guamá (Dagua)
– Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac)
– Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico)
– Distrito Administrativo de Outeiro (Daout)
– Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos)
Vacinar-se é fundamental para proteger a si mesmo e à comunidade, além de contribuir para a redução da circulação do vírus da gripe na cidade. Não deixe de se imunizar e procure o posto de vacinação mais próximo. A prevenção é a melhor forma de combater doenças respiratórias e manter a saúde em dia.