Press "Enter" to skip to content

Inadimplência: 88,6% das empresas endividadas são de pequeno porte

Última atualização 03/05/2023 | 12:56

Os micro e pequenos negócios (MPEs) representaram mais de 88,6% das empresas inadimplentes em março. Ao todo, 6,5 milhões de empresas brasileiras estão endividadas, sendo que 5,76 milhões são compostas por MPEs, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian

Na relação anual, que compara março deste ano com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 4,5% na negativação dos empreendimentos desses portes. O segmento que estava mais presente na inadimplência de micro e pequenas empresas foi o de “Serviços”, que representou 52,7% do total. 

Os negócios do “Comércio” também tiveram uma participação significativa, equivalendo a 38,9% das MPEs negativadas. Em seguida, estava a “Indústria” (7,8%) e a categoria “Demais” (0,5%), que contempla empreendimentos “Primários”, “Financeiros” e do “Terceiro Setor”.

“Atrelados a um cenário econômico ainda instável, os empreendimentos de portes menores são mais suscetíveis à inadimplência. Isso porque, geralmente, possuem menos fluxo de caixa e reservas financeiras reduzidas para arcar com emergências”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas do Serasa Experian, Cleber Genero.

Empresas por regiões 

A análise regional mostrou que o Sudeste foi a região registrada com o maior número de micro e pequenos negócios inadimplentes (3.051.029). O Nordeste ficou em segundo lugar (966.236), seguido pelo Sul (937.695), Centro-Oeste (502.879) e Norte (307.391).

“Essas empresas também contam com muitos empreendedores de primeira viagem, que ainda não possuem um quadro financeiro totalmente estável dentro do mercado e acabam se endividando. Dessa forma, entendemos que cultivar o controle econômico é fundamental para os donos de negócios e que, para isso, é necessário adequar-se de tempos em tempos, utilizando boas estratégias de planejamento, educação financeira e renegociação de dívidas quando for o caso”, finaliza Cleber Genero.