Inaugurada escola em Goiânia na abertura do segundo semestre letivo

Nova-escola-em-Goiania-a-1536x1025

O vice-governador Daniel Vilela abriu o segundo semestre letivo da rede pública goiana de ensino, nesta segunda-feira, 4, com a inauguração do Colégio Estadual Professor Vitor José de Araújo, no Jardim Curitiba, em Goiânia.

A antiga estrutura de placas pré-moldadas deu lugar a um novo e moderno conjunto arquitetônico, que teve R$ 4,6 milhões investidos pelo Estado. “É mais uma escola que entregamos para a melhor rede de educação pública do Brasil”, afirmou ele, referindo-se ao primeiro lugar de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Vilela destacou que a escola vai além da estrutura física recém-reconstruída, que agora oferece condições adequadas para alunos, professores e servidores. “Ela é aquilo que vai representar um caminho bem-sucedido para milhares de crianças e jovens”, enfatizou. “Preparar o futuro é garantir educação de qualidade desde o início, para que vocês possam ser referências profissionais e puxar o crescimento de Goiás”, concluiu o vice-governador.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, mencionou a determinação do governador Ronaldo Caiado de estabelecer “um único padrão” de excelência para todas as unidades de ensino da rede, tanto na parte física quanto de mobiliário.

“E essa era uma das 108 escolas de placa que estão em projeto de demolição [para reconstrução]. Então, não existe privilégio. Independentemente do número de alunos, o governo do Estado estará lá, e a escola vai passar por melhorias”, garantiu.

A nova estrutura conta com salas de aula, biblioteca, laboratórios, bloco administrativo, sanitários, vestiários, pátio coberto com cozinha e quadra coberta. Também recebeu adequações de acessibilidade e sistemas de prevenção e combate a incêndio, além da reforma de um bloco já existente.

Atualmente, a escola tem 533 alunos matriculados, distribuídos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio.

Gerações

A diretora da unidade, Iris Dantas, trabalha na escola há três décadas e é testemunha das transformações ocorridas. “É uma alegria muito grande, porque foram 28 anos debaixo de uma escola de placa vulnerável, sem estrutura nenhuma”, lembrou ao relatar que fixou um mural com as fotos do antes e depois. “Com a escola nova, vai mudar até a disciplina dos meninos, no geral”, opinou a servidora.

O vigilante Lourival Francisco já estudou na unidade durante sua infância. Hoje, voltou até a escola para levar o filho, Gustavo Costa, que cursa o 9º ano. O pai contou ser uma satisfação ver a evolução do lugar e como essa próxima geração terá mais conforto e oportunidades. “A estrutura era bem precária. Agora, tem até quadra coberta. Não existia isso, era um sonho. Estou admirado, parece coisa de cinema, muito bom, excelente”, disse sobre as novas instalações.

Além de aprovar a nova estrutura física, a aluna Karita Gonçalves mencionou os demais benefícios entregues pelo Estado. “Kit de uniforme completo, material escolar, caderno Revisa Goiás, Chromebooks, Bolsa Estudo e o incentivo ao desenvolvimento da língua inglesa, com o projeto Go English, que tem como padrinho nosso vice-governador. Todas essas ações contribuem para reduzir a desigualdade entre estudantes, combater a evasão escolar e melhorar a aprendizagem”, relatou a jovem, que falou em nome dos matriculados na unidade.

Segundo semestre

O segundo semestre de aulas em Goiás começou nesta segunda-feira, 4, para 464 mil estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, além da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São mil unidades escolares em todo o estado.

Daqui até o fim do ano, haverá 95 dias letivos que, somados aos 106 do primeiro semestre, totalizam 201 dias de aulas e atividades, conforme definido no Calendário Escolar 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp