Nova trincheira da Afonso Pena é inaugurada e altera sentido de vias no Alto Umuarama e Granja Marileusa em Uberlândia; entenda as mudanças
A trincheira começou a funcionar nesta quarta-feira (23). Ainda em abril, a Prefeitura também entregou outras duas obras de mobilidade urbana: uma nova trincheira na Rua Haia, no Bairro Alto Umuarama, e uma ponte sobre o Rio Uberabinha, no Bairro Taiaman.
Trincheira na Avenida Afonso Pena é liberada em Uberlândia
Ligando a região central de Uberlândia com os bairros Alto Umuarama e Granja Marileusa, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (23) a trincheira Norberto Carlos Nunes de Paula, na Avenida Afonso Pena.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), com a liberação da passagem, mudanças foram feitas no trânsito da região, nos sentidos das avenidas Cesário Alvim, Afonso Pena e Floriano Peixoto. Veja mais abaixo como ficam os novos fluxos.
Seis linhas de ônibus também terão os trajetos ajustados por conta das mudanças.
INVESTIMENTO
Segundo a Prefeitura, a construção da trincheira custou R$ 16,7 milhões. O valor saiu do Fundo Municipal de Transporte, com financiamento obtido junto ao Banco do Brasil.
A obra tem 200 metros de extensão e 6,5 metros de largura. Conforme estimativa da Settran, 35 mil veículos passam pelo trecho por dia.
ALTERAÇÕES NOS SENTIDOS DAS AVENIDAS
As alterações abrangem o trecho entre a Avenida Doutor Vicente Salles Guimarães e a Rua Lapa do Lobo. Confira abaixo como fica:
– Avenida Afonso Pena: passa a ter sentido único centro-bairro;
– Avenida Floriano Peixoto: terá circulação em sentido único bairro–centro, com exceção do trecho sob o pontilhão;
– Avenida Cesário Alvim: passa a ter sentido único centro–bairro, com exceção do trecho a partir da Avenida Maria Silva Garcia, cujo tráfego será em mão dupla.
Segundo a Settran, os motoristas deverão acessar a Rua Tito Teixeira, seguir pela Avenida Floriano Peixoto (sob o pontilhão), virar à direita na Avenida Vicente Salles Guimarães e retornar para a Avenida Cesário Alvim.
Já os condutores que estiverem na Avenida Doutor Vicente Salles Guimarães (sentido aeroporto–centro) e desejarem seguir para o Bairro Granja Marileusa, deverão acessar pelas avenidas Cesário Alvim ou Laerte Caetano da Silva, porque não haverá mais a conversão para direita na Avenida Floriano Peixoto.
Quem trafegar pela Rua Doutor Luiz Antônio Waack, no Bairro Umuarama, poderá acessar a nova trincheira pela Avenida João Pinheiro, seguindo pela Rua Iguaçu até a Avenida Afonso Pena.
Veja abaixo quais linhas de ônibus terão mudanças no trajeto:
– A214 (Terminal Umuarama – Bosque dos Buritis)
– A219 (Terminal Umuarama – Coca-Cola via Bosque dos Buritis)
– T123 (Algar Tech – Terminal Umuarama – Terminal Central)
– T126 (Terminal Umuarama – Algar Tech ACS)
– A211 (Terminal Umuarama – Aclimação via Clube Tangará)
– A230 (Dom Almir – Terminal Umuarama)
De acordo com a Settran, os veículos de transporte público dessas linhas não vão precisar mais passar pelo Bairro Custório Pereira, sendo assim, utilizando a nova trincheira nos trajetos.
Os ônibus sairão do Terminal Umuarama pela Avenida Afonso Pena, seguirão pela Avenida Vicente Salles Guimarães e vão acessar a Avenida Floriano Peixoto pela nova obra.