Um incêndio destruiu metade da cobertura do Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra Olímpica, na Zona Sudoeste do município, nesta quarta-feira (8). Ninguém se feriu. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia como o fogo começou. O Corpo de Bombeiros do RJ foi acionado às 4h17 para o endereço, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.

Luciano Sarmento, subcomandante-geral da corporação, afirmou que não houve danos na estrutura interna. “Evitamos uma grande tragédia”, declarou. No imóvel também funciona o Museu Olímpico do Rio, que praticamente não foi afetado.

“Nós não sabemos as causas, mas é fato que se iniciou na parte externa, na lona. A causa, só a perícia poderá dizer”, prosseguiu.

O Velódromo do Rio de Janeiro

O Velódromo recebeu as competições do ciclismo de pista durante os Jogos Olímpicos do Rio. Foi a última instalação da Rio 2016 a ser entregue, ao custo de R$ 143 milhões, e a única a não receber um evento-teste.

De acordo com o Ministério do Esporte, desde o fim da Olimpíada o Velódromo serve para competições e treinamentos.

Em agosto do ano passado, foi inaugurado, dentro da estrutura do Velódromo, o Rio Museu Olímpico, um espaço interativo com lembranças dos Jogos.

Fotos do Combate

1 de 12: Incêndio consome teto do Velódromo do Parque Olímpico — Foto: Charles Júnior/TV Globo

2 de 12: Velódromo, que fica no Parque Olímpico, na Zona Sudoeste do Rio, é consumido pelo fogo — Foto: Charles Júnior/TV Globo

3 de 12: Incêndio destrói teto do Velódromo no Parque Olímpico — Foto: Charles Júnior/TV Globo

4 de 12: Bombeiros enfrentam dificuldade para controlar o fogo no Velódromo do Parque Olímpico — Foto: Charles Júnior/TV Globo

5 de 12: Bombeiros tentam controlar as chamas no telhado no Velódromo do Parque Olímpico — Foto: Charles Júnior/TV Globo

6 de 12: Segundo o Corpo de Bombeiros, 60 militares de 6 quartéis foram mobilizados para o endereço, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno — Foto: Charles Júnior/TV Globo

7 de 12: Bombeiros usam uma escada Magirus no combate as chamas no Velódromo do Parque Olímpico — Foto: Guilherme Meira/TV Globo

8 de 12: Com muita fumaça, bombeiros combatem incêndio no Parque Olímpico — Foto: Charles Júnior/TV Globo

9 de 12: Velódromo fica no Parque Olímpico, na Barra Olímpica, na Zona Sudoeste do Rio — Foto: Charles Júnior/TV Globo

10 de 12: A operação conta com cerca de 60 bombeiros militares, de seis unidades, com apoio de mais de 20 viaturas e equipes especializadas — Foto: Guilherme Meira/TV Globo

Impacto do Incêndio

O incêndio no Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro gerou grande comoção entre os moradores da região. A perda da cobertura do local, que sediou competições importantes durante os Jogos Olímpicos, é um golpe para a memória da cidade.

Segundo o prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), o fogo teria começado em uma sala do Museu Olímpico, no último andar do Velódromo, e se alastrado para a lona que revestia a cobertura. De acordo com a corporação, 60 militares de 6 quartéis foram mobilizados para o endereço, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.

A população está aguardando ansiosamente por mais informações sobre as causas do incêndio e os planos para reconstruir o Velódromo.

O Futuro do Velódromo

Diante do ocorrido, surgem questionamentos sobre o futuro do Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Autoridades esportivas e governamentais já discutem possíveis soluções para a reconstrução e a continuidade das atividades no local.

O Velódromo tem grande importância para o cenário esportivo da cidade e do país, sendo palco de competições de alto nível e de treinamentos para atletas de ciclismo. Resta aguardar por definições sobre os próximos passos.

A comunidade esportiva e os admiradores do Velódromo estão mobilizados para acompanhar de perto as decisões que serão tomadas para recuperar esse importante espaço.