Última atualização 12/07/2021 | 11:23
Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional das Emas, na região sudoeste de Goiás. Diretor do parque, Marcos da Silva Cunha calcula que o fogo tenha destruído cerca de 15 mil hectares de vegetação. O fogo começou na sexta-feira (9), por volta das 18h. Mais de 70 pessoas, entre brigadistas e bombeiros, atuam no combate às chamas. Informações são do G1.
“O incêndio atingiu grandes proporções, principalmente no centro-sul do parque e na parte central, e agora o pessoal está nas fazendas do leste tomando as providências para o fogo não entrar nas áreas”, disse o diretor.
O local possui uma área predominante de Cerrado com quase 133 mil hectares, distribuídos entre os municípios de Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis.
De acordo com o diretor, o tempo seco dificulta o trabalho durante o combate ás chamas. As causas do fogo são apuradas. “O problema é que está muito seco e não conseguimos controlar o incêndio no início”, disse.
Neste domingo (11), 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam para extinguir o fogo. O Corpo de Bombeiros informou que equipes foram deslocadas de Goiânia para ajudar no combate o incêndio.
“Estão chegando mais 17 brigadistas, então, teremos 47 pessoas envolvidas na atividade. Dos bombeiros, nós tínhamos em torno de sete pessoas e agora estão chegando mais cerca de 20. Então, eu creio que até amanhã a gente já tenha um retorno melhor da situação e fora do parque estamos tendo um grande empenho das pessoas para não deixar o fogo entrar nas fazendas”, disse.