Incêndio deixa 10 mil desabrigados em campo de refugiados, na Grécia

(imagem: Elias Marcou/ Reuters)

Mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas depois que um incêndio atingiu o maior campo de refugiados de toda a Grécia, nesta quarta-feira, dia 9. Trata-se do superlotado abrigo de Moria, na ilha de Lesbos.

Não se sabe ao certo o que gerou as chamas, nem se há vítimas fatais, mas alguns abrigados foram intoxicados pela fumaça. Sabe-se, porém, que o incêndio começou após protestos contra o isolamento dos refugiados após o registro de casos da Covid-19.

A polícia afirma que os refugiados foram evacuados do local das chamas. Testemunhas afirmaram que muitos saíram do campo com seus pertences. A BBC informou que as ruas próximas foram fechadas para que os refugiados não fossem para cidades vizinhas. Pelo menos 25 bombeiros tentavam apagar o fogo com a ajuda da polícia.

A instalação de Moria abriga 4 vezes a sua capacidade, tendo atualmente 12.000 pessoas. O acampamento recebe severas críticas devido às más condições de abrigo.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp