Incêndio em área de preservação já consumiu mais de 250 mil m² em Cruzeiro — Foto: Huderson Emílio/TV Vanguarda
O incêndio que atinge uma área de floresta nativa em Cruzeiro, no interior de São Paulo, já consumiu uma área de mais de 250 mil metros quadrados, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, as condições atmosféricas de seca intensa e baixa umidade relativa do ar agravaram o cenário em Cruzeiro, o que dificultou a extinção do fogo.
De acordo com a Fundação Florestal, a principal suspeita é de que um fio elétrico teria caído em uma área de mata em uma propriedade particular — o que teria iniciado o fogo.
Neste sábado (13), mais de 60 brigadistas do Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Defesa Civil e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) atuaram na ocorrência.
Já neste domingo (14), o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, sobrevoaram a região para avaliar os danos provocados pelo incêndio.
O local atingido fica em uma área de preservação ambiental no entorno da estrada Várzea Alegre Brejetuba, numa região entre as cidades de Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Piquete.
Um posto de comando foi montado em uma área particular, emprestada para os bombeiros e brigadistas. Ela fica o mais próximo possível do incêndio, que está a duas horas de caminhada.
As chamas começaram no local na última terça-feira (9).