Prédios centenários atingidos por incêndio serão demolidos no Centro de Porto Alegre
Trabalhos começam nesta quinta-feira (13) e estão previstos para durar cerca de 20 dias. Chamas atingiram estabelecimentos na última semana.
Incêndio em Porto Alegre [https://s03.video.glbimg.com/x240/14072726.jpg]
Dois prédios históricos serão demolidos a partir desta quinta-feira (13) após serem atingidos por um incêndio na última semana. Os casarões estão localizados na Praça Quinze de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre. Relembre o caso abaixo.
A decisão foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) após avaliação técnica que apontou que as estruturas remanescentes não têm condições de recuperação e restauração.
O trabalho está previsto para durar cerca de 20 dias. A demolição deve acontecer da seguinte forma: Início: quinta-feira (13), a partir das 10h; Primeira etapa: remoção manual do arco localizado na parte superior da fachada do prédio à esquerda; Ferramentas utilizadas: marteletes e marretas; Segunda etapa: derrubada das duas fachadas com auxílio de uma retroescavadeira; Para a segurança tapumes serão instalados para isolar toda a área durante a operação; Prazo estimado: cerca de 20 dias para conclusão dos serviços.
Os dois prédios comerciais vizinhos aos casarões continuam interditados, embora não tenham apresentado danos estruturais.
Já a previsão é de que o trânsito na região seja liberado na sexta-feira (14), por volta do meio-dia.
As chamas atingiram, na tarde de quarta-feira, um prédio de 1884, de frente para a Praça Quinze, onde funcionavam duas lojas: uma de artigos natalinos e outra de calçados. Os estabelecimentos ficam na Rua Marechal Floriano, entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Otávio Rocha. Porém, as chamas também danificaram os dois prédios vizinhos, entre eles, o Phoenix.
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ao menos 23 pessoas passaram por triagem. Todos já receberam alta.
17 pacientes apresentaram apenas sintomas leves, foram avaliados no local e liberados em seguida; 3 pessoas precisaram ser levadas ao Hospital de Pronto Socorro após inalar fumaça; Um paciente foi encaminhado ao HPS por queda da própria altura; Um homem, com cerca de 50 anos, foi encontrado em convulsão nas proximidades do incêndio. Ele recebeu atendimento imediato, foi medicado, estabilizado e encaminhado ao HPS; Uma mulher de 29 anos apresentou um quadro leve de broncoespasmo, com saturação de oxigênio em 92% em ar ambiente. Após administração de salbutamol em aerossol, apresentou melhora e foi liberada no local.
Prédios tinham PPCI em dia
Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as edificações atingidas tinham Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) válidos. A corporação diz ainda que as causas do incêndio seguem em investigação e que danos estruturais estão sendo avaliados pelos órgãos competentes.
VÍDEOS: TUDO SOBRE O RS
50 vídeos




