Após uma semana, o incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de camping e se alastrou para uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica foi controlado no domingo (21), depois de uma chuva que atingiu Timburi (SP) Ao todo, segundo a Defesa Civil, 324 hectares foram destruídos. Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Roberto Carlos Fonseca, no sábado (20), o fogo seguiu ativo de forma rasteira e em pontos isolados e a equipe conseguiu conter a propagação. No domingo, o incêndio foi encerrado depois da chuva no local.
Em nota, a prefeitura informou que a chuva de domingo (21), acompanhada de granizo e ventos fortes, causou estragos em pontos da cidade. No temporal, alguns bairros ficaram sem energia elétrica. Confira os danos registrados:
– Telhados de casas foram arrancados;
– As coberturas do bar do Campo Municipal e do Rodobar foram danificadas;
– Árvores caíram e galhos ficaram espalhados pelas ruas;
– Um poste de eletricidade quebrou;
– Um fio de alta tensão caiu no chão.
Após uma semana, o incêndio em Timburi foi controlado neste domingo (21) — Foto: Reprodução/Defesa Civil de Timburi. O fogo começou no domingo (14), em uma área de vegetação próxima a um camping. Por conta do vento no local, as chamas se espalharam e atingiram uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros de Ourinhos e os brigadistas de incêndio trabalharam no local por mais de 12 horas por dia, usando diversas técnicas para o combate do incêndio.
Fonseca ainda explicou que os aceiros devem ser feitos antes da época de estiagem. Nesta técnica, é feita uma faixa de terreno, na qual a vegetação é removida, criando uma barreira que vai impedir o avanço do fogo. Além da criação de faixa de terra, são utilizados outros tipos de aceiros: o molhado, no qual jogam água na vegetação, impedindo o avanço do fogo; e o negro, no qual eles colocam fogo em uma parte que vai de encontro com o outro, conseguindo apagar os dois juntos. Segundo o coordenador, o incêndio não deveria ter tomado essa proporção, mas o vento dificultou o alcance da água espalhada pela equipe, sendo a causa da propagação.
Por fim, a prefeitura de Timburi informou que a Secretaria de Assistência Social iniciou o levantamento das famílias afetadas para prestar o devido suporte. As equipes municipais seguem com a limpeza e reparos pela cidade. A cidade também sofreu com a falta de abastecimento de água devido à interrupção de energia elétrica que afeta a bomba responsável por encher o reservatório.