Incêndio na Chapada do Veadeiros ameaça complexo turístico

Um incêndio florestal de grandes proporções teve início segunda-feira (12) em uma área da Chapada dos Veadeiros, que fica no município de São João D’Aliança (GO). Bombeiros e brigadistas voluntários passaram a madrugada desta terça-feira (13) tentando conter as chamas no local.

De acordo com informações do Metrópoles, o ponto atingido fica dentro de uma área de preservação privada na Serra do Paranã e próximo ao Complexo Cachoeiras Veadeiros, que é bastante conhecido pelos turistas que visitam a região. O local funcionaria normalmente nesta terça, mas comunicou o cancelamento das visitações pelas redes sociais, em razão do avanço das chamas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Planaltina de Goiás se deslocou até São João D’Aliança e segue em operação, na tentativa de controlar o fogo. O tempo seco e o vento forte constantes na região nessa época do ano dificultam o trabalho. A situação é a mesma vivenciada pelas equipes que agem no Parque Nacional das Emas, também em Goiás, onde um incêndio já atingiu 21% da área total, nos últimos dias.

Metrópoles entrou em contato com o batalhão dos bombeiros em Planaltina de Goiás e foi informado de que uma nova equipe teria se deslocado para o local, e que a atualização das informações será feita no decorrer desta tarde.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp