Calor de incêndio alterou parte do piso do térreo do Shopping Tijuca, conforme indica análise preliminar da Defesa Civil Municipal. O empresário afirmou que todos os focos de incêndio foram contidos, de acordo com o secretário de Defesa Civil, porém ainda persiste uma grande quantidade de fumaça no ambiente. Tanto a Defesa Civil quanto a polícia enfrentam dificuldades para realizar a perícia no Shopping Tijuca.
Uma vistoria preliminar realizada pela Defesa Civil Municipal constatou que houve uma deformação no piso do térreo do Shopping Tijuca após o incêndio em uma loja no subsolo. No entanto, a vistoria técnica não pôde ser completada na segunda-feira (5) porque os bombeiros ainda estavam no processo de rescaldo. Um dos sócios da loja onde o incêndio começou prestou depoimento à Polícia Civil, relatando que foi informado do incêndio por um supervisor da loja.
O empresário mencionou que o estabelecimento utilizava um sistema de refrigeração integrado ao do shopping, por meio de um equipamento chamado fan-coil, o qual convertia a água gelada do shopping em ar refrigerado para a loja. Ele garantiu que o equipamento estava com a manutenção em dia, e que os focos de incêndio foram todos controlados, embora a presença de fumaça ainda fosse significativa. Os bombeiros precisaram fazer uma abertura na parede para a saída da fumaça.
Paralelamente, integrantes do Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio de Janeiro protestaram em frente ao centro comercial, exigindo explicações sobre o acidente e melhores condições de trabalho no local. Entre as vítimas fatais, estão um supervisor de segurança do shopping e uma brigadista que atuava no local. O shopping emitiu uma nota lamentando as mortes de seus colaboradores durante o combate ao incêndio na loja Bellart.
Durante esse período de luto, o shopping expressou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, comprometendo-se a oferecer todo o apoio necessário. A equipe agiu rapidamente para conter a situação e assegurar a evacuação segura dos visitantes e lojistas, seguindo o protocolo de emergência estabelecido. Parte da Avenida Maracanã permanece interditada para a operação dos bombeiros no rescaldo do incêndio no Shopping Tijuca.




