Um incêndio equivalente a 150 hectares que atingiu uma reserva ambiental no Parque João Leite, as margens da GO-080, em Goiânia, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, na madrugada deste domingo, 4. Segundo informações da corporação, foram necessários 40 profissionais para combater o fogo.
Incêndio atingiu chácaras e mata
O incêndio teve início na sexta-feira, 2, e se espalhou rapidamente. Bombeiros foram acionados no fim da tarde e uma força tarefa foi montada com especialistas em combate a incêndios florestais. Os ventos fortes, a alta temperatura e baixa umidade dificultaram no combate ao fogo.
“O objetivo é proteger o Parque do João Leite e áreas vizinhas. As equipes trabalham para confinar o incêndio”, explicou a corporação.
Além dos bombeiros, chacareiros da região também se juntaram para combater as chamas, jogando baldes e baldes de água em focos de incêndio. Um redemoinho de fogo chegou a ser registrado por populares e moradores.
Com o controle do incêndio, o Corpo de Bombeiros e a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) fazem um monitoramento da área, neste domingo, 4, para que novos focos sejam controlados.
Incêndios em Goiás
Até esta sexta-feira, 2, oito cidades do estado de Goiás foram colocadas em situação de emergência devido aos incêndios florestais que as atingem. O anúncio foi publicado pelo Diário Oficial da União (DUO).
Estão na lista Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Guarani de Goiás, Nova Roma, São Domingos, São João D`Aliança e Teresina de Goiás.
Defesa Civil garante que cidades reconhecidas em situação de emergência, ou estado de calamidade pública, podem solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)