Press "Enter" to skip to content

Incêndios aumentam 21,5% nos primeiros seis meses de 2022, em Goiás

Última atualização 19/07/2022 | 17:31

O número de incêndios em vegetação aumentou 21,5% nos primeiros seis meses de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado em Goiás. Ao todo, o Corpo de Bombeiros registrou 3.009 ocorrências entre janeiro e junho. Já no ano passado, a corporação foi acionada 2.446 vezes. Somente neste mês de julho, os bombeiros atenderam 928 chamados, sendo que ainda faltam 11 dias para o mês chegar ao fim.

Para o tenente do Copo de Bombeiros, Ailton Pinheiro de Araújo, grande parte dos incêndios advém da ação humana, principalmente durante o período de estiagem, onde algumas regiões passam meses sem chover. Para se ter ideia, apenas em Goiânia não chove há 100 dias, conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Durante este período de seca, a população tenta limpar lotes e terrenos baldios com o auxílio do fogo, porém, as chamas acabam saindo de controle atingindo maiores proporções.

“As pessoas tendem a realizar a limpeza de seus terrenos, de seus lotes com o uso de fogo. Tendo em vista esta situação, a gente acredita que o carro chefe seja esse. Tanto é que a maioria das ocorrências que a gente recebe são de lotes baldios, em áreas urbanas. Em termos de quantidades, a maioria das queimadas são em áreas urbanas, principalmente na região metropolitana”, explicou.

Crime

A população que for flagrada ateando fogo em terrenos pode pode ser presa ou multada, visto que a prática é caracterizada como crime. Isso porque o fogo não pode ser usado sem autorização de um órgão ambiental.

O tenente pede maior consciência da população durante a estiagem, já que o tempo está favorável a proliferação de queimadas, que também podem ser causadas por maços de cigarros acesos que são jogados pela porta dos veículos. Ou orientação é de que a população não utilize do fogo para realizar a limpeza de terrenos.

“Estamos entrando em um período crítico, a cada momento que passa a situação vai ficando mais favorável à queimadas, tendo em vista que a umidade relativa do ar vai baixar, o calor aumentar, os ventos também ficam mais fortes. A gente pede consciência e apoio caso identifique alguém realizando a prática criminosa ou inconsequente, denuncie à Polícia Civil (PC) ou pelo 193 dos bombeiros”, reforçou.

Incêndio atinge Morro do Serrinha

Um incêndio de grande proporção atinge Morro da Serrinha, em Goiânia, nesta terça-feira, 19. O Corpo de Bombeiros trabalha para combater as chamas. Ainda não foi possível calcular o tamanho da área atingida.

Incêndio atinge o Morro da Serrinha, em Goiânia, Goiás. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O fogo começou no início da tarde e rapidamente se espalhou. Apesar do empenho dos militares, até às 17 horas de hoje, as chamas haviam sido extintas.

A fumaça causada pelo incêndio pode ser vista de vários pontos da capital.

Incêndio atinge o Morro da Serrinha, em Goiânia, Goiás. (Foto: Fernando Vasconcelos/Arquivo pessoal)